
O São Paulo Burger Gourmet by Restaurant Week chega à sua 8ª edição reunindo mais de 30 casas da capital e da Grande São Paulo. Até 21 de setembro, o público pode experimentar receitas exclusivas criadas especialmente para o festival, que se consolidou como uma das principais plataformas gastronômicas do país.
Com histórico de mais de 70 mil pessoas impactadas e 65 mil menus vendidos, o Burger Gourmet promove a democratização do hambúrguer artesanal, fortalece o consumo local e oferece menus completos. Na última edição, o evento registrou faturamento superior a R$ 1 milhão.
Democracia gastronômica
Para o idealizador do projeto e CEO da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis, o festival comprova o potencial do hambúrguer autoral acessível:
“Ver o Burger Gourmet chegar à sua oitava edição é emocionante, porque mostra que o conceito de hambúrguer autoral acessível conquistou o coração de São Paulo. Somos uma plataforma que une chefs criativos, consumidores e marcas com o objetivo de mostrar que, por menos de R$ 50, é possível ter uma experiência gastronômica de qualidade. Com isso, reforçamos o potencial de democratização da boa gastronomia e movimentamos lojistas independentes.”
Da confecção à gastronomia
Reis também relembra sua trajetória profissional, que começou longe da cozinha:
“Minha trajetória começou fora da gastronomia: atuei no setor de confecção, por tradição familiar, e depois fundei a MiCA, empresa pioneira em mídia indoor no Brasil. Foi nessa fase que desenvolvi um olhar estratégico de marketing e comunicação, que mais tarde se tornaria essencial para o sucesso da Restaurant Week. A ideia de trazer o festival ao Brasil surgiu de uma conversa com um amigo brasileiro que havia trabalhado com a Restaurant Week em Nova Iorque, onde o conceito nasceu nos anos 90. Percebi o potencial de adaptar esse formato ao nosso mercado e, em 2007, lancei a primeira edição no país. Desde então, crescemos de forma consistente, chegando a mais de 20 cidades, com forte impacto no setor gastronômico e no turismo local. Hoje, faço questão de acompanhar de perto cada edição, orientando os restaurantes participantes em estratégias de venda, comunicação e atendimento para que o resultado seja positivo para todos.”
Menus para todos os públicos
O grande diferencial do festival é a estratégia de democratizar a gastronomia por meio de menus acessíveis:
“A proposta de oferecer menus completos a preços fixos e acessíveis é justamente o que permite atrair novos públicos. Muitas pessoas que talvez não frequentassem determinadas casas acabam experimentando e, com isso, os restaurantes conquistam novos clientes de forma consistente. No caso do Burger Gourmet, por exemplo, conseguimos mostrar que o hambúrguer pode ser uma experiência gastronômica completa, criativa e de qualidade. Essa estratégia estimula o consumo imediato, mas também fortalece a fidelização e movimenta a economia local.”
Compromisso social
Além do impacto econômico, o Burger Gourmet mantém um braço social importante:
“A cada edição, reafirmamos nosso compromisso com a transformação social. Em 2025, o valor opcional da doação por menu será revertido ao Projeto Vivenda da Criança, que capacita jovens de 17 a 20 anos por meio da gastronomia. Nosso público é engajado e, com isso, acreditamos que podemos ampliar esse impacto, comparado às edições anteriores.”
Estratégias e expansão
A meta para esta edição é crescer 30% em relação ao ano passado, apoiada em comunicação e parcerias estratégicas:
“Além de ampliar o número de casas participantes e regiões atendidas, investimos em comunicação digital, especialmente com influenciadores, e em parcerias estratégicas, como a Hellmann’s, a PlantPlus e a Payby, que valorizam o festival com presença de marca e conteúdo colaborativo. Também trabalhamos em canais próprios como redes sociais e e-mail, para criar engajamento e amplificar o Festival.
Entre as estratégias para conseguirmos alcançar esse crescimento, estamos ampliando nossos investimentos em marketing digital, mídia e parcerias, fortalecendo também a presença de embaixadores e influenciadores que ajudam a divulgar a experiência de forma autêntica. Outro ponto importante é a ampliação dos vouchers e ações que aproximam ainda mais o público do festival. Também buscamos diversificar o perfil de casas participantes, o que garante opções para diferentes paladares e bolsos. Essa combinação de comunicação, inovação e expansão da rede de parceiros é o que nos permitirá alcançar esse crescimento ambicioso e, ao mesmo tempo, fortalecer ainda mais a marca.”

O futuro do Burger Gourmet
Olhando para frente, Reis enxerga o festival como plataforma de inovação e impacto social:
“Nosso objetivo é continuar crescendo em número de participantes e cidades atendidas, mas também expandir para novos formatos. Queremos explorar experiências temáticas, ações sociais ainda mais robustas e iniciativas digitais que permitam ao público interagir com o festival de diferentes formas. Acreditamos que o futuro do evento passa por unir tradição, inovação e impacto social, sempre com foco em democratizar a gastronomia.”