Publicidade
A atmosfera da Casa do Carnaval || Créditos: Divulgação

A folia de Momo chegou ao fim nessa terça-feira, mas a experiência poderá ser vivida o ano todo na Casa do Carnaval, em Salvador, espaço que reúne a memória da festa na Bahia em arquivo material, adereços, esculturas, vídeos e áudios, tudo com muita interação e ambientes lúdicos. Inaugurado no último dia 5, o primeiro museu sobre a maior festa do país estará aberto a visitações de terça a domingo, sempre das das 11h às 19h.

Localizado entre o Terreiro de Jesus e a Praça da Sé, ao lado do Plano Inclinado Gonçalves, o museu já recebeu 423 visitantes. Além do público baiano e de turistas, estiveram lá artistas como Daniela Mercury, Xanddy, Márcio Victor, Armandinho, Mariene de Castro, Gerônimo, Vovô do Ilê e Carlinhos Brown.

Na Casa do Carnaval, o visitante tem à disposição uma biblioteca de livros relacionados ao tema, além da Sala das Origens, que exibe 200 bonecos feitos em cerâmica, representando figuras carnavalescas típicas da cidade, como o cordeiro, os Filhos de Gandhy e alguns dos principais cantores, feitos pela artesã Cibele Sales. Isso sem falar em maquetes animadas dos circuitos.

A Casa do Carnaval ainda possibilita acesso à memória do Carnaval do interior por meio da exposição de fantasias reais dos Cães de Jacobina e dos Caretas de Maragogipe. Roupas e fantasias icônicas de cantores da axé music, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Carlinhos Brown e de blocos afro também podem ser conferidas de perto, assim como instrumentos musicais emprestados por artistas.

A atmosfera da Casa do Carnaval || Créditos: Divulgação

Nas duas salas de cinema da Casa, no primeiro andar, os visitantes podem viver a experiência da folia por meio de adereços como mamãe-sacode, fantasia e até instrumentos de percussão. Nelas são exibidos filmes que ensinam como dançar 11 coreografias do Carnaval. “A Casa do Carnaval é um equipamento que proporciona ao público fazer uma imersão nos aspectos artísticos, culturais, musicais e econômicos da festa. Nas salas de cinema, o visitante tem a oportunidade de reviver a experiência única que a folia proporciona. Com a Casa do Carnaval, esse contato com a festa pode acontecer o ano inteiro”, conta o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco.

Para ter acesso ao espaço nesse primeiro mês de teste, é preciso realizar agendamento prévio por meio do telefone (71) 3324-6760. As visitas agendadas e gratuitas nesse primeiro mês são realizadas nos horários das 11h, 14h30 e 16h30, com a entrada de 80 pessoas por período.

A atmosfera da Casa do Carnaval || Créditos: Divulgação

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.
O casamento de Jeff Bezos como exemplo da insurreição antibilionários

O casamento de Jeff Bezos como exemplo da insurreição antibilionários

O mega casamento de Jeff Bezos em Veneza foi forçado a mudar de local após protestos públicos, se tornando um símbolo da crescente rejeição europeia à ostentação bilionária. Em meio a críticas sobre turismo predatório, erosão urbana e desigualdade social, o episódio escancara a tensão entre glamour privado e o direito coletivo à cidade - com ecos históricos, literários e políticos que reconfiguram o papel das elites no imaginário europeu.

Instagram

Twitter