Publicidade

Por Dra. Débora Manor

O pompoarismo é uma arte milenar oriental, que consiste na arte de contrair a musculatura do assoalho pélvico, com o único intuito de obter prazer durante o ato sexual. Com a contração da musculatura durante a penetração, é possível aumentar a área de contato entre pênis e vagina, promovendo maior estímulo para ambos. Esse treinamento da musculatura no pompoarismo pode ser realizado com o auxílio das bolas de Ben-Wa, mais conhecidas como as famosas bolas tailandesas.

Na ginecologia, nós também nos utilizamos muito das técnicas de fortalecimento do assoalho pélvico através da fisioterapia pélvica. O trabalho da fisioterapia pélvica tem estudos científicos que demonstram benefícios não só na sexualidade, mas também para prevenção de doenças relacionadas ao enfraquecimento do assoalho pélvico, como a incontinência urinária.

A incontinência urinária, por exemplo, pode decorrer devido ao enfraquecimento das estruturas que sustentam a bexiga; com o treinamento e fortalecimento dessas estruturas, conseguimos manter a bexiga em sua posição, evitando consequências como a perda de urina.

Dentre as vantagens dos exercícios pélvicos, podemos citar: a prevenção de incontinência urinária; prevenção de prolapsos genitais; tratamento de distúrbios sexuais como o vaginismo e vulvodínia; aumento do prazer durante o sexo e capacidade de se atingir o orgasmo mais facilmente; conexão e entendimento de seu próprio corpo.

Vale lembrar que os exercícios devem ser realizados regularmente, assim como fazemos na musculação, para que o resultado esperado seja obtido.

Com a assistência de um profissional de saúde habilitado, a mulher aprende a realizar a contração muscular da forma correta e a praticar esses exercícios com uma determinada frequência para que ocorra o fortalecimento muscular. E você quer saber como iniciar nessa técnica tão benéfica à saúde íntima? Veja os passos abaixo:

 

Sem acessório:

foto: freepik
  • Deite-se em um lugar confortável;
  • Contraia a musculatura do assoalho pélvico durante alguns segundos, você vai sentir o ânus e a vagina contraindo;
  • Solte a musculatura, relaxe e aguarde alguns segundos;
  • Repita o procedimento por algumas vezes seguidas.

Com as bolinhas:

foto: Freepik
  • Introduza as duas bolinhas dentro do canal vaginal, deixando a cordinha de segurança para fora.
  • Movimente o quadril, para que os sininhos internos possam vibrar, acordando e despertando a musculatura vaginal involuntariamente com a vibração;
  • Repita o procedimento por algumas vezes seguidas.

 

Sobre a Dra Débora Manor

Dra Débora Lempkovitz Manor é médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Ginecologista e Obstetra com especialização em Patologias do Trato Genital Inferior pelo Hospital da Santa Casa de São Paulo, possui título de especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), e atua principalmente com foco em laser ginecológico, menopausa, distúrbios hormonais, contracepção e sexualidade.

 

Você pode gostar de ler: Climatério

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter