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Pobres Criaturas
Foto: Divulgação/Walt Disney Pictures

Mais recente criação do diretor grego Yorgos Lanthimos, “Pobres Criaturas” é o tipo de filme que todo mundo que ama cinema vai querer assistir e é exatamente por isso que GLMRM conta aqui detalhes interessantes da produção que reconta de maneira moderna a clássica história de Frankenstein. A começar pelo fato de que foi premiado como Melhor Filme no Festival de Cinema de Veneza e gira em torno de Bella Baxter (Emma Stone), personagem que morre tragicamente e é trazida de volta à vida por um cientista. Mas o tema aqui é figurino:

Mangas bufantes e babados iniciais

O figurino exibe a evolução emocional dos protagonistas. De casacos em formato de camisinha a blusas imitando vaginas, o figurino assinado por Holly Waddington criou um cenário de moda sexualmente livre e inusitado.

No início da história, quando Bella é trazida de volta à vida, seu figurino é caracterizado por mangas bufantes e babados. Esses elementos criam uma imagem de fragilidade e ingenuidade, refletindo seu estado recém-revivido e desorientado. As roupas são reminiscentes da moda vitoriana, mas há uma moderação do estilo.

Emma Stone como Bella Baxter. Foto: Divulgação/Walt Disney Pictures

Evolução da protagonista

Conforme Bella começa a explorar a vida e suas novas experiências, seu figurino acompanha essa jornada. Os elementos vitorianos são gradualmente aprimorados com mangas ainda mais volumosas e babados mais exuberantes. Esse salto visual espelha seu próprio crescimento pessoal e a descoberta do mundo ao redor.

A modernização do período vitoriano

O que torna o figurino do filme tão intrigante é a combinação de elementos do período vitoriano com materiais modernos, como plástico. Essa fusão cria um visual que é ao mesmo tempo nostálgico e contemporâneo. A figurinista conseguiu transformar peças que poderiam ser consideradas “antigas” em algo fresco e cativante.

Simbolismo através do vestir

O figurino também é carregado de simbolismo. As mudanças em suas roupas representam sua jornada emocional e intelectual, desde a ressurreição até sua busca por identidade, conhecimento e liberdade.

Willem Dafoe é o Dr. Godwin Baxter. Foto: Divulgação/Walt Disney Pictures

Roupa como extensão da narrativa

O figurino não é apenas uma escolha de estilo, mas uma parte essencial da narrativa. Comunica visualmente a transformação da personagem principal e sua adaptação em um mundo em constante mudança.

O filme estreia nos cinemas americanos no dia 8 de dezembro e ainda não tem data para chegar no Brasil.

 

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