Publicidade
Crédito imagem: © Cortesia Simões de Assis _ foto Ding Musa
Niobe Xandó – Máscaras XLVI, 1967

Entre 08 de setembro e 25 de outubro, a Apartamento 61 e a Simões de Assis apresentam a exposição “Qualquer forma é outra forma”, uma mostra que propõe um diálogo entre arte, design e arquitetura em um espaço histórico: a casa modernista nos Jardins, em São Paulo, projetada por Victor Brecheret e reformada por Rino Levi.

Com expografia de Luiz Solano e texto crítico de Julia Lima, a exposição reúne 23 artistas e 13 designers de diferentes gerações, criando um ambiente híbrido que ultrapassa os limites tradicionais de museus e galerias. Obras de Nelson Leirner, Amelia Toledo, Mestre Didi, Lenora de Barros, Emanoel Araujo e Marilá Dardot dividem espaço com peças de design assinadas por nomes icônicos como Lina Bo Bardi, Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues e Jorge Zalszupin.

Crédito imagem: © Cortesia Simões de Assis _ foto Estúdio em Obra
Mestre Didi – Sem Título

A proposta curatorial desafia as classificações convencionais da arte — como abstrato e figurativo, geométrico e gestual — para criar zonas híbridas, onde linguagens se misturam e a casa-galeria se transforma em um organismo vivo. Esculturas, pinturas, cerâmicas, peças de mobiliário e instalações dialogam com a arquitetura, criando novas relações entre corpo, objeto e espaço.

Segundo Julia Lima, “a casa transformada em espaço expositivo não coincide com nenhuma esfera tradicional da arte. Não é museu, nem residência, mas um campo fértil para repensar modos de apresentar e experimentar obras”.

Divulgação
Sergio Rodrigues – Poltrona Lia em Jacarandá

Para Vivian Lobato, diretora da Apartamento 61, a mostra reforça a essência do projeto: “Queremos trazer esse encontro entre arte, arquitetura e design para dentro de um espaço que já carrega a memória modernista”. Já Guilherme Simões de Assis destaca a importância da parceria: “Essa colaboração amplia horizontes e valoriza a produção contemporânea por meio de uma rede de diálogos entre galerias e artistas”.

Crédito imagem: © Cortesia Simões de Assis _ foto Estúdio em Obra
Ione Saldanha – Bambu, 1988-96

A exposição conta com o apoio de importantes galerias brasileiras e marca a segunda iniciativa da Simões de Assis em residências modernistas, após ocupar a Casa Gerassi em 2023.

Serviço
Exposição: Qualquer forma é outra forma
Data: 08/09 a 25/10/2025
Local: Apartamento 61 | Rua João Moura, 100 – Pinheiros – São Paulo/SP
Horário: Seg. a sex., 10h às 18h | Sáb., 10h às 14h
Entrada gratuita

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter