Publicidade
Carnaval em Trancoso
Foto:Guilherme Oliveira

Neste ano, o Carnaval em Trancoso ganha a segunda edição do S.O.M Festival. Durante cinco dias, de 17 a 21 de fevereiro, o evento boutique – que traz no nome o significado State Of Mind (Estado de Espírito) – reserva boa música, gastronomia diferenciada e experiências exclusivas de bem-estar.

O S.O.M Festival, idealizado pela Be On Entertainment, vem na contramão das grandes festas de Carnaval e apresenta uma proposta diferente e única no Brasil. Em meio ao cenário paradisíaco de Trancoso, o evento multissensorial convida o público a participar de uma jornada gastronômica e se reconectar com a natureza, com as pessoas ao redor e com o próprio eu, principalmente, através de atividades de wellness que incluem experiências em praia, mata, rio e falésia.

O festival destaca ainda três festas especiais com uma programação musical de peso, que traz 15 DJs nacionais e internacionais da cena eletrônica, responsáveis por conduzirem os rituais e experimentações musicais exclusivas. Entre eles estão Damian Lazarus (o inglês é um dos expoentes mais respeitados da House e Techno Music, expert em apresentações ao ar livre e criador do Day Zero, badalado festival de Tulum, no México), Hernan Cattaneo (o argentino é considerado uma lenda da música eletrônica e é nome presente em grandes festivais ao redor do mundo) e Seth Troxler (o estadunidense está entre os melhores DJs do mundo e costuma incendiar as performances por onde passa).

A programação tem início na sexta-feira (17), à noite, no Quadrado, com apresentação de roda de maculelê e capoeira, sob o comando do Mestre Diney (do grupo Sul da Bahia). Na sequência, Amber Joy Rava, dançarina que já integrou o Cirque Du Soleil e morou na Índia, conduz o público, através de uma exibição africana, para a galeria de arte Meraki, onde acontecem exposições de artistas locais como Valquito Lima que há 22 anos pinta os mastros sagrados de Trancoso, que são trocados anualmente. A noite encerra com uma jornada gastronômica no restaurante O Cacau, expoente da culinária baiana, conhecido por mesclar pratos regionais com toques requintados.

O sábado (18), é marcado por experiências de wellness. O evento batizado de Rio dos Frades Expedition é exclusivo para 40 pessoas e acontece no Rio dos Frades, onde rola o encontro do rio com o mar. A programação inclui meditação na água com Amber Joy Rava, ecstatic dance, ritual do fogo, defumação, banho de ervas e cantos ancestrais com índios Pataxós, além do Fish To Table (experiência gastronômica com os pescadores locais e comida tradicional indígena). À noite, a festa Queen Of The Forest convoca os convidados a se conectarem com a floresta e com o mundo espiritual.

No fim de tarde dos dias 19 e 20, as práticas de yoga, meditação, sound healing e reiki acontecem no Spa Fasano Trancoso, na Praia de Itapororoca, que oferece aos visitantes uma variedade de terapias relaxantes e tratamentos estéticos. À noite, mais duas festas realçam a programação: no domingo (19), Now Or Neverland convida o público a viver a magia da Terra do Nunca onde é possível soltar a imaginação e escolher infinitas possibilidades. Já na segunda (20), a terceira e última festa destaca A Taste Of Nirvana, um momento para respirar, fechar os olhos e se entregar ao vazio, mas sem deixar de lado a contemplação do alto astral que a celebração promete.

A programação termina na terça-feira (21), último dia de Carnaval, com uma feijoada no Quadrado, destacando a tradicional culinária da Glória, ícone da região e reconhecida pela gastronomia baiana.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter