Publicidade
Pinacoteca Ceará
Foto: Divulgação/Thiago Gaspar

Mais investimento para o cenário cultural cearense! O governo do Ceará inaugurou, na noite deste sábado (3), a Pinacoteca do Ceará, localizada na Praça da Estação, em Fortaleza. O espaço é mais um equipamento cultural a compor o Complexo Estação das Artes, assim como Mercado AlimentaCE, Centro de Design e Museu Ferroviário. Com 9.275 metros quadrados de área total, a Pinacoteca do Ceará é a maior Pinacoteca do Brasil.

“Estar aqui entregando um equipamento tão bonito e tão sonhado é um momento muito especial e emocionante”, disse a governadora Izolda Cela. “Eu desejo muito que a força desse sonho, que fez realizar esse sonho, permaneça para fazer tudo isso funcionar muito bem”, completou.

O prédio é composto por grandes áreas expositivas para mostras de longa e curta duração. O ineditismo não está só em suas dimensões físicas, mas na missão de ser muito além de um local para exposições de arte e do acervo estadual. É principalmente um museu-ateliê que prioriza a educação para a arte e a formação com vocação para ser referência de conhecimento em artes visuais no país.

O espaço vai abrir com a mostra “Bonito para Chover”, um conjunto de três exposições de longa duração. A mostra é um gesto político da Pinacoteca do Ceará em abrir ao público com exposições de artistas cearenses, dois centenários de pintores reconhecidos nacionalmente e internacionalmente – colocando a instituição em um lugar de valorização do seu patrimônio – e de seus artistas vivos, que colaboram para a construção da cultura deste estado. Somando as obras das três exposições, a grande mostra apresenta um total de 982 obras no espaço, sendo 759 obras do acervo da Pinacoteca do Ceará e 223 de outras coleções.

Foto: Divulgação/Thiago Gaspar

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter