Publicidade
Roberta Sudbrack
Foto: Dom Diego/Divulgação

A chef Roberta Sudbrack transformou as memórias da avó em seu novo livro, “Um tal cheiro de ambrosia – Conversas com Vó Iracema”. O lançamento acontecerá no próximo domingo (06), no Estúdio Carla Pernambuco, da também chef e proprietária do restaurante Carlota. 

A obra literária é uma homenagem à avó de Roberta, Iracema, que a criou desde a infância. Segundo ela, a matriarca é sua maior inspiração na cozinha e na vida. “Acho que minha avó me ensinou a viver, e nas horas vagas a cozinhar também”, disse a chef no material de divulgação.

Durante a pandemia, a chef publicava em suas redes sociais “cartas” para a vó para amenizar a saudade. Dentre elas, foram selecionadas 37 conversas que retratavam a personalidade de Iracema. As fotografias e objetos pessoais foram usadas pelos artistas Márcia Albuquerque e Maurício Planel na composição das colagens que completam a narrativa. 

Além disso, um pequeno caderno de receitas também foi pensado a partir das memórias afetivas de Roberta e histórias contadas à beira do fogão. Algumas delas, inclusive, foram escritas pela primeira vez e por isso foi conservado o modo simples que Iracema pensava quando cozinhava. Os pratos saíam do forno de barro e ressaltam a persistência em alcançar a excelência na reprodução das ambrosias – receita especial que apenas sua avó sabia fazer e que serviu de inspiração para o nome do livro. 

A relação afetuosa e de muito carinho entre neta e avó sensibilizou a chef Carla Pernambuco que, por sua vez, relembra a forte influência que recebeu quando pequena de suas avós. 

“Mestras na cozinha e no afeto, me ensinaram a ser generosa, a saber receber e acolher. Dedicarei a elas, Neli Mazzini e Nair Nuñeza, minhas avós – materna e paterna respectivamente -, este encontro com Roberta e seu livro”, destaca Carla. 

O evento será aberto ao público e a tarde de autógrafos será em formato de bate-papo guiado pela anfitriã e visa resgatar a força dessas mulheres que vieram antes. O lançamento é parte da ideia da chef de celebrar o centenário de Iracema. O livro foi produzido a partir de um coletivo organizado pela editora que reuniu cerca de 220 benfeitores, e foi lançado em setembro também no Rio de Janeiro.

“Um tal cheiro de ambrosia – Conversas com Vó Iracema”, de Roberta Sudbrack
Quando:
Domingo (06), às 16h
Onde: Estúdio Carla Pernambuco – Rua Sergipe, 768 – Higienópolis – São Paulo, SP
Quanto: Entrada gratuita 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter