Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello prorrogam temporada de Cenas da Menopausa após sucesso em SP

Foto: Renam Christofoletti

Devido à enorme procura e sessões esgotadas, o espetáculo Cenas da Menopausa estende sua temporada no Teatro Claro MAIS SP até o dia 31 de agosto. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro e também online.

A comédia protagonizada por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello — que também assina a direção — é escrita por Anna Toledo e trata, com leveza e bom humor, das transformações vividas por mulheres a partir dos 50 anos. Após estreia de sucesso em Portugal, a peça vem lotando sessões em São Paulo e conquistando um público diverso, incluindo muitos homens.

Uma comédia sobre os desafios e descobertas do “segundo ato” da vida

O espetáculo se desenrola por meio de cenas curtas, intercaladas por paródias musicais divertidas e afiadas, que abordam temas como menopausa, carreira, saúde, relacionamentos, mudanças corporais e autoestima. A peça propõe um olhar franco e acolhedor sobre essa fase muitas vezes marcada pelo tabu.

Claudia Raia destaca a força transformadora da obra:

“Temos recebido muitos relatos emocionantes. Mulheres se sentindo mais compreendidas, terapeutas criando grupos de apoio, homens mais atentos à realidade de suas parceiras. A peça tem gerado trocas incríveis e necessário debate.”

Foto: Renam Christofoletti

Anna Toledo, autora do texto, conta que a escrita foi um processo de libertação:

“O riso é essencial para quebrar o silêncio. A menopausa tem seus perrengues, mas também rende histórias hilárias. E se a gente rir juntas disso tudo?”

Personagens múltiplas, cenas hilárias e hits inesquecíveis

A trama acompanha Teresa (vivida por Claudia Raia), uma corretora de imóveis de 49 anos, casada, mãe de dois filhos, que começa a sentir os primeiros sinais da menopausa. A partir daí, inicia uma jornada de autoconhecimento, crises, reações inesperadas e muitas situações cômicas.

Claudia também dá vida a outras personagens marcantes, como Laurinha — sarada e em negação total; Gilda — uma hippie desencanada; Isabel — executiva workaholic e estressada; além de um mix de divas 50+ que aparecem na abertura do espetáculo.

Jarbas interpreta uma variedade igualmente divertida de personagens, como o marido de Teresa, um médico, um vidente, uma freira, a tia Judite, e até a cantora Madonna.

Paródias pop e interação com o público

Cenas da Menopausa tem trilha sonora recheada de clássicos dos anos 1980 e 1990, transformados em paródias irreverentes. Entre os destaques estão versões cômicas de “Like a Virgin”, “Total Eclipse of the Heart”, “I Will Survive” e um mashup de abertura com “Fever”, “Hot Stuff” e “Flashdance”.

Ao fim da apresentação, o espetáculo ainda reserva um bate-papo com a plateia, onde muitas mulheres compartilham vivências e histórias, criando um espaço de escuta e acolhimento.

Sucesso internacional e impacto social

Com estreia em Lisboa, no Teatro Tivoli BBVA, Cenas da Menopausa realizou 67 apresentações e reuniu mais de 70 mil espectadores em seis semanas. Em São Paulo, o sucesso se repete — e com sessões extras agora confirmadas, o público terá mais oportunidades de rir, refletir e se conectar com uma nova visão da maturidade.

 

Sair da versão mobile