Publicidade
Lázaro Ramos
Divulgação

Mais de dois anos após ter sua filmagem concluída, o longa “Medida Provisória” – début de Lázaro Ramos como diretor – finalmente terá sua primeira exibição no Brasil, no Festival do Rio, no dia 15 de dezembro. Mas, o que deveria ser uma notícia boa trata-se apenas de uma exibição pontual, já que o filme segue impossibilitado de ter seu lançamento no Brasil porquê está enfrentando problemas com a Agência Nacional do Cinema (Ancine). O longa conta com elenco de peso com nomes como Seu Jorge, Taís Araujo, Alfred Enoch, Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier e Emicida.

Nesta segunda-feira (06.12), a assessoria do filme, Trigopress, publicou um comunicado em seu perfil do Instagram, alegando que, apesar dos inúmeros recursos submetidos por suas produtoras e coprodutoras à Ancine, para que ele seja liberado em circuito comercial, não obteve retorno desde novembro de 2020 – um ano antes de sua previsão inicial de estreia, que aconteceria no último mês de novembro.

“Ao longo de mais de um ano foram trocados com a agência dezenas de e-mails, checados o recebimento e andamento de protocolos, bem como foram realizadas consultas processuais. Especificamente no dia 21/10/2021, a pouco mais de um mês da previsão de estreia inicial, foi ainda enviada uma carta com questionamento formal à ANCINE, via protocolo e copiando setores envolvidos nesta análise. O recebimento desta comunicação foi confirmado, mas não houve manifestação por partes de outros setores. Logo, mediante a não análise destes pedidos, comunicamos que o filme segue sem previsão de lançamento no Brasil”, diz a nota.

Em abril deste ano, o longa esteve envolvido em outra polêmica, quando Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, fez duras críticas ao filme, pedindo boicote à produção. “O filme, bancado com recursos públicos, acusa o governo Bolsonaro de crime de racismo — deportar todos os cidadãos negros para a África por Medida Provisória. Temos o dever moral de boicotá-lo nos cinemas. É pura lacração vitimista e ataque difamatório contra o nosso presidente”, protestou Camargo, em seu perfil, nas redes sociais.

Adaptação

“Medida Provisória”, baseado na obra teatral de Aldri Anunciação, é situado em um futuro distópico, no qual o governo emite uma medida provisória obrigando os negros do País a retornarem à África. Protagonizado por Alfred Enoch, famoso por participar em filmes como “Harry Potter” e “How to Get Away With Murder”, o longa ainda conta com Taís Araújo e Seu Jorge, que vivem, respectivamente, um advogado, uma médica e um jornalista.

Os personagens se rebelam contra a ordem do governo e se isolam em um apartamento, onde começam a discutir temáticas sociais. A obra já passou por dezenas de festivais internacionais, acumulando críticas positivas e inúmeros prêmios.

Divulgação

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter