Publicidade

“Em Escalas” revela olhar detalhado sobre o patrimônio arquitetônico e artístico da capital paulista, e ressalta a grandiosidade de edifícios icônicos de São Paulo, como a Pinacoteca do Estado, o Theatro Municipal e a Catedral da Sé, pelas fotografias de Leonardo Finotti e Nelson Kon

Hall principal do Theatro Municipal de São Paulo, projeto de Ramos de Azevedo inaugurado em 1911 -Crédito: Leonardo Finotti, Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo 150 anos.
O Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo celebra seus 150 anos com a exposição “Em Escalas: Do macro ao micro – retratos do Liceu na cidade de São Paulo”, em cartaz no Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios (CCLAO). Com curadoria de Gustavo Curcio e Fernanda Carvalho, a mostra revela um olhar detalhado sobre a contribuição do Liceu na construção do patrimônio arquitetônico e artístico da capital paulista ao longo de 15 décadas. A exposição destaca a grandiosidade e as minúcias de edifícios icônicos como a Pinacoteca do Estado, o Theatro Municipal e a Catedral da Sé, oferecendo ao público uma visão inédita de espaços que muitas vezes passam despercebidos no cotidiano da cidade.

As fotografias de Leonardo Finotti e Nelson Kon, capturadas ao longo de quatro meses, são o destaque da mostra e também ilustram o livro comemorativo “Liceu 150 Anos – Missão Excelência”. Além das imagens, a exposição reúne informações valiosas sobre a história da instituição e apresenta objetos originais de prédios icônicos, como uma cadeira do Theatro Municipal, ainda revestida com o veludo verde original, produzida pelo Liceu.

Foto: Fabricia Miani

A proposta expográfica permite ao visitante explorar, cronologicamente, a construção de 20 edifícios emblemáticos por meio de monóculos vintage e binóculos, em uma experiência imersiva que culmina na apreciação do próprio CCLAO, reformado pelo arquiteto Ricardo Julião. A exposição também lança a versão digital do livro comemorativo, disponível gratuitamente em e-book e áudio-book, ampliando o acesso às informações e à rica história do Liceu.

GLMRM mostra alguns cliques de quem passou pela abertura da Mostra na segunda-feira, dia 26:

“Em Escalas” reafirma o compromisso do Liceu com a democratização do acesso ao conhecimento e à cultura, celebrando sua contribuição duradoura para a educação e o patrimônio cultural de São Paulo.

Foto: Fabricia Miani

 

Serviço
Em Escalas. Do macro ao micro: retratos do Liceu na cidade de São Paulo
Abertura: 24 de agosto de 2024, sábado, das 13h às 17h
Período expositivo: 27 de agosto de 2024 a 25 de janeiro de 2025
Endereço: Rua da Cantareira, 1351, Luz, São Paulo – SP
Terça a sábado | 12h30 às 17h (entrada gratuita). Domingo (para grupos previamente agendados).
www.cclao.com.br

Fotos cobertura social: Daniela Ramiro

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter