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A exposição “Direito à memória: arte afro-brasileira e indígena da primeira constituição brasileira” ocorre de 16 de março a 22 de junho na Casa Zalszupin, um espaço modernista projetado pelo arquiteto e designer polonês Jorge Zalszupin. Esta exposição marca os 200 anos da primeira Constituição brasileira, promulgada durante o Primeiro Reinado, conhecida como “a Outorgada” devido à sua imposição pelo Imperador D. Pedro I, que fechou o congresso e suprimiu a participação política divergente.

A Constituição de 1824 reflete um contexto pós-independência que negligenciou a luta da população por emancipação política, especialmente negros, indígenas e mulheres. Esta narrativa histórica, dominada por uma perspectiva colonial branca e elitista, influenciou a arte brasileira, perpetuando um cânone exclusivista.

A exposição busca homenagear artistas afro-brasileiros e indígenas, historicamente marginalizados, trazendo sua arte para um espaço modernista como a Casa Zalszupin. A curadora, Lilia Moritz Schwarcz, renomada professora de Antropologia da USP, propõe uma fusão entre os modernismos afro-brasileiro e indígena com o modernismo europeu presente na arquitetura da casa.

A Casa Zalszupin, construída em 1960, é um testemunho do modernismo brasileiro, combinando influências europeias e locais. A exposição busca promover um diálogo entre essas influências, destacando a diversidade e a brasilidade presentes na arte afro-brasileira e indígena.

Ao explorar o acervo da Almeida & Dale Galeria de Arte, a exposição visa desafiar as classificações eurocêntricas da arte, reconhecendo a pluralidade de modernismos presentes no Brasil. O objetivo é abrir espaço para narrativas dissidentes e promover uma contramemória que repara as injustiças históricas.

Por meio da ocupação cultural da Casa Zalszupin, “Direito à memória” busca não apenas incluir os artistas afro-brasileiros e indígenas no modernismo, mas também reconhecer sua contribuição única e complexa para a história da arte brasileira.

GLMRM mostra cliques do almoço que aconteceu no dia 05 de Abril, sexta-feira:

Fotos: Leda Abuhab

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