Publicidade
José Saramago
Foto: Reprodução/Fundação José Saramago

José Saramago faria 100 anos no próximo domingo (16) e, para homenagear o escritor morto em 2010, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano abrirá uma série de celebrações com o plantio de uma oliveira em seu jardim na quarta (19). O plantio será feito por Violante Saramago, única filha do autor, que também participará do lançamento de um livro e de um evento que acontecerá dia 22 na instituição.

A escolha da planta tem relação com a obra e a vida do único autor de língua portuguesa ganhador do Nobel de Literatura. No livro “As Pequenas Memórias”, que escreveu ao voltar depois de muitos anos à Azinhaga, o povoado no Ribatejo onde nasceu, ele lamenta não haver mais olivais em frente à sua casa.

“Minha aldeia era rodeada de olivais, com oliveira antigas, de troncos enormes. Elas desapareceram. Senti-me como se me tivessem roubado a infância. Hectares e hectares de oliveiras desapareceram para dar lugar a culturas mais lucrativas”, escreve.

Fundação José Saramago e família. Foto: Arquivo Pessoal

Este sentimento levou a Fundação José Saramago a desenvolver um projeto para o plantio de 100 oliveiras na estrada principal do povoado. As árvores já adultas começaram a ser plantadas há um ano. Cada uma delas, com 20 e 30 anos, receberão placas com os nomes de personagens da obra do autor. A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano abraçou a causa e plantará a 101ª oliveira José Saramago.

Já no dia 22, as comemorações do centenário do autor serão celebrados com o lançamento de “Saramagos – 100 anos de José”, volume que traz textos, mensagens de amigos e admiradores retratando a vida do escritor. O rico acervo de fotos de Violante completam a publicação limitada de 350 exemplares.

Violante também participará da Série Literária, que terá como tema “Vamos Falar de José Saramago”. A filha do escritor abrirá o evento, às 10h, sob o tema “De Memórias nos fazemos”. Na sequência, o escritor português José Luis Peixoto falará sobre “Autobiografia” e, às 15h30, uma mesa reúne as escritoras Andrea del Fuego, Cláudia Lage e o jornalista Manuel da Costa Pinto, que debaterão o tema “Meu Saramago preferido”. Os ingressos estão à venda no site da fundação, que fica no Morumbi.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter