Publicidade

Mostra reuniu convidados em evento exclusivo e apresentou uma série de pinturas recentes do artista Edu Cardoso

Edu Cardoso, Mari Vieira e Tito Bertolucci

Os galeristas Mariana Vieira, da Kovak & Vieira, e Tito Bertolucci, da Galeria Alma da Rua, receberam convidados ontem, 16, para a exposição “Secreto” de Edu Cardoso. Com curadoria de Renata Rocco, a mostra expôs 19 obras do artista para poucos convidados, selecionados pelos galeristas, e o evento, que foi totalmente secreto – primeiro evento nesse formato organizado pela dupla –, aconteceu em um edifício residencial datado de 1949, em São Paulo, que tem suas características de época totalmente originais. O DJ Abidiel Vicente comandou as picapes.

Cabeça nas nuvens_obra de Edu Cardoso

Cada um trabalhando diferentes vertentes, os galeristas, amigos há 20 anos, se uniram nesta mostra a fim de desmistificar, trazendo um olhar novo de união na arte, quebrando barreiras de concorrência. “A arte é democrática e tal democracia parte dos galeristas. A união traz verdade e a arte une, mesmo aqueles que são diferentes”, pontua Mariana.

Pedro conduzindo o amigo imaginário_obra Edu Cardoso

Para esta primeira experiência de exposição ‘secreta’, foram escolhidas tanto obras que marcaram historicamente a trajetória de Edu Cardoso, quanto duas séries específicas. “Para esta exposição, selecionamos algumas obras que estão divididas majoritariamente em duas séries: Expressões Populares e Amigos Imaginários”, conta a curadora.

Menino Brincando de Esconde com Seu Amigo_obra Edu Cardoso

Em “Expressões Populares”, Edu apresenta a sua visão acerca desses ditados, como nas obras “Chorando as Pitangas” e “A Casa da Mãe Joana”. Já em “Amigos Imaginários”, há um reencontro com o amigo imaginário, percebido nas telas “Esconde-Esconde” e “Tata, Gelatina Azul e o Ser Imaginário”. Nelas, “o amigo é recuperado de forma poética, onírica, silenciosa e profunda pelo artista. São pinturas que têm o poder de nos intrigar e fascinar, recuperando nossa própria história que é individual, mas também coletiva”, finaliza Renata Rocco.

GLMRM mostra alguns cliques de quem esteve por lá:

Edu Cardoso

É um artista nascido em Avaré, SP. Foi fortemente influenciado pelas histórias em quadrinhos nacionais dos anos 80. Começou a desenhar aos 9 anos e desde então, aprimorou suas técnicas de desenho, pintura e escultura. Autodidata, Edu apresenta diversos elementos da arte intuitiva, principalmente pela criação de situações oníricas. Já transitou entre o surrealismo pop, realismo fantástico e hiper-realismo com pitadas lisérgicas.

Renata Rocco 

Renata Rocco tem pós-doutorado pelo MAC USP (2023), Doutorado e Mestrado pelo PGEHA USP (2018; 2013). É curadora, pesquisadora e autora de artigos sobre arte no Brasil. Trabalha atualmente no acervo dos Palácios do Governo.

Galeria Kovak & Vieira 

A Kovak & Vieira é uma galeria de Arte Contemporânea fundada no começo de 2023 por Mariana Vieira. Focando na acessibilidade e pluralidade, a galeria vem realizando exposições individuais e coletivas com diferentes linguagens e suportes. A conceituação da Kovak & Vieira parte de longas reflexões acerca do que representa a arte para todos nós e sua potência transformadora. A ideia de que a arte se comunica e serve como tratamento para aquilo que todos temos em comum: a alma. É com tais diretrizes que a galeria mantém uma característica observadora e incentivadora do mundo afora, reconhecendo o que há de novo em talentos artísticos.

 Galeria Alma da Rua 

O Espaço Cultural Alma da Rua (ECAR) é um centro gerador e articulador de arte urbana. Ele fomenta diversos tipos de manifestações culturais e atividades, através da reflexão, formação, produção e a história da arte presente nas ruas. Sua programação diversificada inclui oficinas, palestras, shows acústicos e intimistas, debates, projeções de vídeos, rodas de conversa; além de eventos, como saraus e exposições com live painting de artistas convidados. O ‘ECAR’ também dispõe de um serviço de visita acompanhada pelo Beco do Batman, onde são transmitidos conhecimentos sobre os grafites e artistas ali expostos.

 

Fotos: Denise Andrade

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter