Publicidade
Foto; Original from Wikimedia Commons. Digitally enhanced by rawpixel.

O que diria Leonardo Da Vinci caso visse Mona Lisa, sua joia mais valiosa (e também a mais apropriada por artistas do mundo inteiro) nos dias atuais? A culpada por inflar a imaginação é a inteligência artificial, que recriou a obra renascentista nos moldes “padrões atuais”.

Foto: Reprodução/Midjourney/ Sarah Romero

Curtiu? Seria assim mesmo? Hummm…

Mona Lisa é de todos

Aproveitando o gancho, não é de hoje que o rosto mais famoso do Museu do Louvre desperta paixão nos adoradores da arte e é constantemente apropriado por outros artistas.

Bansky, com sua ironia, foi o único que a representou com uma arma de fogo, por exemplo. O desenho do artista intitulado “Mona Lisa Bazuca” apareceu em meados de 2007 no Soho, em Londres, retratando a diva de Da Vinci com expressão poderosa, usando fones de ouvido enquanto aponta um lançador de foguetes. Crítica direta à guerra.

Foto: Divulgação

Revirando o baú achamos uma obra de Andy Warhol, de 1962, com sua característica ímpar de fazer cópias de imagens preexistentes. O pai da arte pop produziu uma série com sete telas se apropriando de Mona Lisa, intitulada “Colored Mona Lisa” e foi vendida no leilão da Christie’s, em 2015, por US$56,2 milhões.

Foto: Divulgação

Marcel Duchamp, considerado o pai da arte conceitual, foi o primeiro a dar características inusitadas e resolveu riscar barba e bigode no rosto de Mona. Intitulada “L.H.O.O.Q.”, suas letras formam a frase “Elle a chaud au cul”, ou “Ela tem fogo no rabo”, em um português bem claro. Em 2017, foi vendida por nada menos que US$750 mil em um leilão em Paris.

Mona Lisa e 8 curiosidades que talvez você não saiba

1 – É considerada a obra mais famosa do mundo e está exposta no Louvre desde 1804.

2 – Mona Lisa tem apelido: é também conhecida como “La Gioconda”.

3 – Representa os padrões de beleza do século XVI e o fato dela estar em frente à uma paisagem chamou a atenção, já que esse tipo de pintura era incomum na época.

4 – Segundo o biógrafo de arte Giorgio Vasari, a pintura é um retrato de Lisa Gherardini, segunda esposa de Francesco del Giocondo, por isso o apelido.

5 – Seu sorriso é objeto de estudo para entender as características usadas que despertam a sensação de felicidade do público.

6 – Foi a primeira vez na história que um artista retratou a posição do lado direito de um personagem.

7 – A obra pertence ao público. Segundo lei de proteção do patrimônio francês, ela não pode ser vendida.

8 – Mesmo cinco séculos depois de ser pintada, Mona Lisa ainda é alvo de estudos científicos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter