Publicidade
Marcelo D2 e Luiza Machado – IBORU – Foto: Caiano Midam

Marcelo D2, em parceria com Luiza Machado, inaugura o Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come – IBORU, localizado no centro histórico do Rio de Janeiro, aberto de 25 de janeiro a 22 de março. Este projeto representa um avanço do novo samba tradicional, movimento criado por Marcelo D2, que já impactou o cenário cultural em 2023 com a Ocupação IBORU, recebendo mais de 120 mil visitantes.

O espaço tem como destaque a exposição “Linhagem Suburbana”, do fotógrafo Wilmore Oliveira (Youknowmyface), com curadoria de Marcelo D2 e Luiza Machado. A exposição, que marca a inauguração do projeto, apresenta 22 fotografias de rua, oferecendo um olhar único e potente sobre o cotidiano do subúrbio carioca.

Linhagem Suburbana – foto Wilmore Oliveira

Em contraste com a Ocupação IBORU, que integrou arte, moda, educação, tecnologia e comportamento, o Centro de Pesquisa Avançada mantém essa abordagem multifacetada, concentrando-se, sobretudo, na musicalidade de Marcelo D2 em 2024. Em 2024, o artista busca destacar a música, refletindo sua contínua busca por experimentações sonoras e compartilhamento do processo criativo. O espaço abrigará eventos como ensaios abertos de Marcelo D2 com convidados especiais, lançamentos de livros, oficinas e debates.

Assim, o Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come – IBORU representa uma evolução na trajetória inovadora de Marcelo D2, proporcionando um ambiente dedicado à música e diversas formas de expressão artística, promovendo a continuidade do movimento do novo samba tradicional no cenário cultural brasileiro.

Linhagem Suburbana – foto Wilmore Oliveira

Por Marcelo D2, o texto introdutório da exposição:

“Talvez seja isso que nos aproximou tanto, a gente sabe muito bem (muito bem mesmo) o que é ser um suburbano. Temos orgulho disso, claro, mas mais do que isso a gente sabe os códigos, a conduta, o olhar e o que isso impacta nas nossas vidas.

Conheci o Wil (Youknowmyface) trabalhando e em poucas palavras nos entendemos. Eu sei que ele cresceu me ouvindo e nas primeiras fotos que vi dele sabia que ele tinha o mesmo olhar que eu tenho sobre a Zona Norte do Rio. Quanto mais a gente viajava o mundo juntos, mais eu sentia que sim, nós somos de uma linhagem suburbana, uma espécie de dinastia que aprendeu a amar a cadeira no portão, o calote no ônibus, a média com pão na chapa.

Dividimos essa exposição em três atos:

  • Vivências – o olhar sobre esse subúrbio, não só o do Rio mas do mundo todo.
  • Como é ser um jovem suburbano – eu percebi que o Wil se conecta muito com esses jovens, suas vontades e necessidades e achei imprescindível trazer isso para a exposição.
  • Cenografia de subúrbio – imagens icônicas que compõem esse universo.

“Então, senhoras e senhores, a Pupila Dilatada traz até vocês YOUKNOWMYFACE encontra IBORU, o subúrbio do Rio de Janeiro pelo mundo.”

Quem é  Youknowmyface?

foto Wilmore Oliveira

Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface, é um fotógrafo autodidata de 35 anos nascido e criado na Zona Norte do Rio de Janeiro. O desejo da adolescência em ser um fotojornalista reflete hoje em imagens que captam a simplicidade do cotidiano, revelando de forma empática detalhes emocionais que passam despercebidos ao olhar comum. Seu acervo manifesta suas experiências de vida – um garoto do subúrbio extremamente sensível às nuances do seu entorno e que tem prazer em contar histórias através da fotografia.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter