Publicidade
Karim Aïnouz e Maria Luísa Mendonça
Karim Aïnouz e Maria Luísa Mendonça. Foto: Alex Gonçalves – @agmcinefilo

A pré-estreia de “Marinheiro das Montanhas”, considerado o projeto mais pessoal da carreira de Karim Aïnouz, aconteceu nesta terça (19) no Espaço Itaú Augusta, em São Paulo, e emocionou o público. O documentário é narrado pelo próprio diretor, como se fosse uma carta à sua falecida mãe, Iracema, que desempenha o papel de companheira imaginária da viagem. Enquanto ele relata e comenta os episódios da jornada, reaviva memórias familiares e revela sentimentos que permeiam sua trajetória.

Karim falou com GLMRM sobre o projeto:

“É um filme muito pessoal que conta a história da minha vida, a relação dos meus pais, a cearense Iracema e o argelino Majid que se encontraram nos Estados Unidos na década de 1960. O filme explora não apenas a paixão dos meus pais, mas também a história do mundo naquela época, um período cheio de possibilidades e grandes revoluções, como a que aconteceu na Rússia. O filme navega entre uma história pessoal e uma história maior, e é como se fosse uma jornada por meio de vídeos de família. Tentei traçar paralelos entre uma história de amor e uma história revolucionária, pois acredito que ambas são movidas por paixões coletivas e sonhos de mudança. Foi um processo desafiador, mas tentei construir a narrativa do filme destacando essa conexão”, disse ele.

Qual mensagem que fica?

“É a de que devemos ser donos de nossa própria vida e destino. ‘Marinheiro das Montanhas’ mostrou como um país e seu povo se libertaram de uma opressão colonial. Espero que isso nos inspire a nunca baixar a guarda e a lutar por um mundo melhor. Essa é uma das razões pelas quais comecei a fazer cinema: exatamente poder jogar luz em histórias e personagens que muitas vezes estão nas sombras ou são invisíveis”, finaliza.

O longa é uma produção da VideoFilmes, com coprodução da Globo Filmes. Conta ainda com a colaboração do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica que, através do programa Brasil no Mundo, apoiou a participação do filme na 74ª edição do Festival de Cinema de Cannes. Dia 28 estará disponível nos cinemas nacionais. GLMRM mostra quem foi conferir a pré-estreia em SP:

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Influência de mulheres da realeza molda anúncio da retirada de títulos de Prince Andrew

Influência de mulheres da realeza molda anúncio da retirada de títulos de Prince Andrew

Kate Middleton e Queen Camilla teriam influenciado diretamente o comunicado oficial do rei Charles III sobre a retirada dos títulos e honrarias do príncipe Andrew. A decisão, marcada por um “toque feminino”, reforça a busca da monarquia britânica por transparência e responsabilidade após os escândalos envolvendo o duque. Camilla e Kate demonstram crescente poder e influência dentro da realeza, refletindo uma mudança simbólica na liderança da instituição sob Charles III.

Instagram

Twitter