Publicidade
leitura
Reprodução/Unsplash

Vai ficar em casa e ainda não tem programa certo? A gente te ajuda a aproveitar esses momentos de relax, com sugestões de boa música, leitura ou tramas da TV. Na agenda cultural do GLMRM desta semana, destacamos alguns lançamentos – e outros que vale a pena relembrar – para aproveitar do melhor jeito. Espia:

Para ler

“A Insustentável Leveza do Ser”, Milan Kundera

A insustentável leveza do ser | Amazon.com.br

Para homenagear a vida do escritor tcheco Milan Kundera, que morreu nesta semana, aos 94 anos, a primeira dica de leitura é o clássico de 1984 “A Insustentável Leveza do Ser”. A obra satiriza os regimes totalitários e mistura uma ironia sombria com algumas reflexões filosóficas com o objetivo de explorar a condição humana, contando a história de dois casais intelectuais e artísticos da burguesia de Praga pouco antes da invasão soviética da cidade, no ano de 1968.

“O Elefante Desaparece”, Haruki Murakami

O elefante desaparece - Haruki Murakami - Livraria Taverna

Uma leitura leve de um dos escritores mais aclamados da literatura japonesa, “O Elefante Desaparece”, de Haruki Murakami, é a pedida para relaxar no final de semana. A obra traz 17 contos do autor que se interligam entre si e variam entre histórias assustadoras e hilárias. Destaque da crítica do The New York Times, The Wall Street Journal e The Independent, o livro em si é considerada mais uma prova da habilidade que Murakami tem de ultrapassar as fronteiras da realidade e, ao mesmo tempo, voltar carregando um tesouro.

Para dar play

“Sai da Frente”, Juliette

Em seu novo clipe, Juliette deu vida a uma personagem inspirada pelo teatro de William Shakespeare. A música de “Sai da Frente” retrata os caminhos da paraibana para vencer alguns obstáculos, dos quais ela sai vitoriosa, além de homenagear a artista pernambucana Zabé da Loca, conhecida como a Rainha do Pífano.

Car Keys (Ayla)”, Alok e Ava Max

Uma parceria inédita entre o DJ brasileiro Alok e a cantora albanesa Ava Max para aumentar o volume e dançar no final de semana. O produtor musical divulgou o novo single “Car Keys (Ayla)” e essa é uma das músicas em alta para concorrer como hit do verão norte-americano. Além disso, uma de suas compositoras é a cantora RAYE, um dos nomes mais em alta do pop britânico.

Para assistir

Spencer”, HBO Max

Este é especial para os amantes da família real e principalmente da Princesa Diana. Protagonizado por Kristen Stewart, o filme “Spencer”, de 2021, que acabou de chegar à plataforma HBO Max, tem como tema central o pedido de divórcio de Lady Di ao Príncipe Charles – e nos dias que antecederam um dos fatos mais marcantes da monarquia britânica. Veja o trailer:

“Viajando com os Gil”, Prime Vídeo

Para os apaixonados pela cultura brasileira, “Viajando com Gil” traz 6 episódios intensos sobre os desafios da família Gil de conviver e trabalhar juntos por um período tão longo. A trama chegou a sua segunda temporada e exibe apresentações com as músicas de Gilberto Gil na íntegra, performadas nos palcos da turnê pela família.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter