Publicidade
Nelson Freire
Foto: Eric CATARINA/Gamma-Rapho via Getty Images

O pianista Nelson Freire morre nesta segunda-feira, aos 77 anos, em sua casa no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi ainda divulgada. Considerado em todo mundo como um dos maiores pianistas da história e um dos principais intérpretes da obra de Beethoven e Chopin de sua geração, ele foi o único músico brasileiro a fazer parte da coletânea “Great Pianists of the 20th Century”, que incluiu os 72 maiores pianistas.

Para quem quiser conhecer mais da obra de Nelson Freire, pode assistir de graça pelo Globoplay o documentário ‘Nelson Freire’, com direção de João Moreira Salles, que acompanha a rotina de Nelson em concertos ou recitais, desde o primeiro contato com o piano até a recepção dos admiradores no camarim. O longa foi filmado no Rio de Janeiro São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001. Além do livro do escritor Ricardo Fiúza, “Nelson Freire: a pessoa e o artista”, lançado em 2015 que conta a vida e obra de Nelson Freire.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.

Instagram

Twitter