Publicidade
Round 6
Divulgação/Netflix

Se tem um país que tem avançado forte rumo a um lugar de destaque no planeta, é a Coreia do Sul. Seja por conta de sua força na indústria de cosméticos e na culinária, ou mais ainda por sua presença cada vez mais relevante na música, cinema e séries. Fato é que os coreanos estão mais em alta do que nunca. A invasão global começou com o fenômeno do K-pop, com milhões de fãs apaixonados espalhados por todo o canto. Depois foi a vez das produções cinematográficas ganharem atenção – e até o Oscar, como o longa ‘Parasita’. Nas plataformas de streaming há dezenas de filmes e séries made in Coreia. Nos últimos dias, por exemplo, ‘Round 6’, que mostra uma realidade distópica que envolve jogos e muitas mortes, porém retrata questões sociais e econômicas do país, se tornou assunto do momento e a atração mais assistida da Netflix. 

Blackpink é um dos grupos de K-pop que mais fazem sucesso no mundo. Foto: Reprodução/Youtube

E agora que a influência sul-coreana chegou ao Oxford English Dictionary. A “autoridade aceita no idioma inglês” adicionou 26 novas palavras de origem coreana à sua última edição. Com esses acréscimos, “estamos todos navegando na crista da onda coreana”, disse o OED em um comunicado.

A comida tradicional do país asiático está entre os novos verbetes, entre eles, banchan, substantivo. – pequeno acompanhamento de vegetais, servido junto com arroz como parte de uma refeição típica coreana; bulgogi, n. – prato com fatias finas de carne de boi ou porco marinadas e depois grelhadas ou fritas; kimbap, n. – prato coreano que consiste em arroz cozido e outros ingredientes embrulhados em folha de alga marinha e cortados em fatias pequenas.

Comida Coreana. Foto: Reprodução/Pexels

Claro que a cultura pop não podia ficar de fora. Palavras como hallyu, n. – aumento do interesse internacional pela Coreia do Sul e sua cultura popular, representado pelo sucesso global da música, cinema, TV, moda e comida sul-coreanos; K-drama, n. – Série de televisão em língua coreana produzida na Coréia do Sul; manhwa, n. – gênero coreano de desenhos animados e histórias em quadrinhos, geralmente influenciado por mangás japoneses; mukbang, n. – vídeo, esp. aquele que é transmitido ao vivo, que mostra uma pessoa comendo uma grande quantidade de comida e conversando com o público, também fazem parte do dicionário britânico agora.

Parasita levou OSCAR de melhor filme em 2020. Foto: Divulgação

O OED disse que incluir tantas palavras coreanas foi um reconhecimento da mudança na linguagem usada por quem fala inglês. “Isso mostra como asiáticos em diferentes partes do continente inventam e trocam palavras dentro de seus próprios contextos locais e, em seguida, apresentam essas palavras para o resto dos países, criando assim uma verdadeira onda  coreana”.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Influência de mulheres da realeza molda anúncio da retirada de títulos de Prince Andrew

Influência de mulheres da realeza molda anúncio da retirada de títulos de Prince Andrew

Kate Middleton e Queen Camilla teriam influenciado diretamente o comunicado oficial do rei Charles III sobre a retirada dos títulos e honrarias do príncipe Andrew. A decisão, marcada por um “toque feminino”, reforça a busca da monarquia britânica por transparência e responsabilidade após os escândalos envolvendo o duque. Camilla e Kate demonstram crescente poder e influência dentro da realeza, refletindo uma mudança simbólica na liderança da instituição sob Charles III.

Instagram

Twitter