Publicidade
Foto: Getty Images

O mundo parou para cerimônia de coroação do rei Charles III

Foi a bordo de uma carruagem moderna, com vidros elétricos, ar condicionado e rodeados por uma multidão de pessoas, que Charles III e Camilla Parker-Bowles cruzaram as ruas centrais de Londres para consagrar um momento histórico: a coroação do novo rei e da rainha da Inglaterra. O fato aconteceu na manhã deste último sábado (6) e mobilizou o mundo. Quem não estava nas ruas para acompanhar o cortejo assistiu cada detalhe de casa. No Brasil, as antenas já estavam ligadas a partir das 6 da manhã.

A coroação de Charles III aconteceu na Abadia de Westminster e reuniu mais de 2 mil convidados:  líderes religiosos (muçulmanos, hindus, sikhs e judeus) além de celebridades bem conhecidas do grande público como o cantor Lionel Richie, Katy Perry e o músico Nick Cave.  O presidente Luiz Inácio da Silva e a primeira dama Janja representaram o Brasil.

Aos 74 anos, Charles tornou-se rei no dia 8 de setembro do ano passado, após a morte da mãe,a rainha Elizabeth II, que ficou no poder por 70 anos, o maior reinado do trono britânico. Nenhum outro herdeiro do trono da Inglaterra esperou tanto tempo para ser coroado.

Manifestações anti-monarquia

Apesar de ser adorada por muitos, a família real também tem os seus desafetos. Cerca de 2 mil manifestantes anti-monarquia foram às ruas durante a coroação do rei.  Alguns estavam com cartazes onde estava escrito “Não é o meu rei”, “Abolição da monarquia” e “Fim ao feudalismo”.

Beleza real

Foto: Getty Images

A mulher do príncipe William, Kate Middleton, princesa de Gales, roubou a cena com o visual que elegeu para a coroação do rei Charles III.  A bela surgiu com um vestido branco coberto com um manto real azul, com aplicações vermelhas e brancas. O uso do manto terá sido um pedido do rei e da rainha Camilla. Kate Middleton usou um vestido da grife Alexander McQueen. Os sapatos são da grife Gianvito Rossi, favorita  da princesa.

O look da rainha

Foto: Getty Images

Para a cerimónia da coroação, que aconteceu na Abadia de Westminster, a rainha Camilla optou por um vestido de alta costura na cor marfim e detalhes em dourado e prateado feito pelo estilista Stephen Walters em Suffolk.

O próximo reinado

Foto Getty Images

O príncipe William é agora o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico, ele jurou lealdade ao rei Charles III, ajoelhou-se diante do rei e colocou as suas mãos junto das do pai durante a cerimónia da coroação.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter