Publicidade
O quadro momentos depois da surpresa || Créditos: Reprodução
O quadro momentos depois da surpresa || Créditos: Reprodução

Leiloado pela Sotheby’s de Londres no último sábado por £ 1,04 milhão (R$ 5,1 milhões), o quadro “Girl With Balloon”, de Banksy, poderá voltar ao mercado de vendas no martelo em breve com um lance inicial estipulado em mais de £ 5 milhões (R$ 24,6 milhões). A obra foi o assunto mais comentado entre os frequentadores do mundo artsy no último fim de semana por ter sido parcialmente destruída logo depois de ser arrematada por um colecionador anônimo.

Criativo como ele só, o artista britânico que jamais mostrou o rosto e é conhecido nos quatro cantos do mundo por seus grafites escondeu um triturador de papel na moldura da tela, que só poderia ser controlado por ele mesmo, à distância. Como acompanhou o leilão pela internet, Banksy acionou a engenhoca no momento em que o leiloeiro falou “going, going, gone”, o equivalente em inglês ao nosso “dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três”.

Em razão disso, “Girl With Balloon” ganhou as manchetes e apareceu nas televisões de todo o planeta, o que o tornou ainda mais famoso e, de quebra, mais valioso, mesmo apesar do estrago que sofreu. Seu novo dono, que a princípio acreditou ter jogado dinheiro pelo ralo, preferiu não revelar a identidade até agora, mas de acordo com a imprensa britânica trata-se de um investidor de artes que não vê a hora de colher os lucros do negócio inusitado que certamente já entrou para a história. (Por Anderson Antunes)

*

Abaixo, um vídeo do momento em que o quadro foi parcialmente destruído:

https://www.youtube.com/watch?v=uL1uZMj0VX8

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter