Publicidade
O quadro momentos depois da surpresa || Créditos: Reprodução
O quadro momentos depois da surpresa || Créditos: Reprodução

Leiloado pela Sotheby’s de Londres no último sábado por £ 1,04 milhão (R$ 5,1 milhões), o quadro “Girl With Balloon”, de Banksy, poderá voltar ao mercado de vendas no martelo em breve com um lance inicial estipulado em mais de £ 5 milhões (R$ 24,6 milhões). A obra foi o assunto mais comentado entre os frequentadores do mundo artsy no último fim de semana por ter sido parcialmente destruída logo depois de ser arrematada por um colecionador anônimo.

Criativo como ele só, o artista britânico que jamais mostrou o rosto e é conhecido nos quatro cantos do mundo por seus grafites escondeu um triturador de papel na moldura da tela, que só poderia ser controlado por ele mesmo, à distância. Como acompanhou o leilão pela internet, Banksy acionou a engenhoca no momento em que o leiloeiro falou “going, going, gone”, o equivalente em inglês ao nosso “dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três”.

Em razão disso, “Girl With Balloon” ganhou as manchetes e apareceu nas televisões de todo o planeta, o que o tornou ainda mais famoso e, de quebra, mais valioso, mesmo apesar do estrago que sofreu. Seu novo dono, que a princípio acreditou ter jogado dinheiro pelo ralo, preferiu não revelar a identidade até agora, mas de acordo com a imprensa britânica trata-se de um investidor de artes que não vê a hora de colher os lucros do negócio inusitado que certamente já entrou para a história. (Por Anderson Antunes)

*

Abaixo, um vídeo do momento em que o quadro foi parcialmente destruído:

https://www.youtube.com/watch?v=uL1uZMj0VX8

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.

Instagram

Twitter