Publicidade
Rihanna / Crédito: Instagram

Rihanna está enfrentando acusações de apropriação cultural e insensibilidade religiosa depois de publicar uma foto de topless usando um colar representando o deus hindu Ganesha. A imagem, publicada em suas contas do Twitter e Instagram, mostra a cantora e empresária usando um short boxer de cetim lilás de sua marca de lingerie, a Savage X Fenty.

Entre as diversas joias que compõem o look, chamam a atenção um par de maxi brincos, uma ‘mala’ (colar de contas budista) e um pingente da divindade com cabeça de elefante cravejada de diamantes. Foi o suficiente para a atitude de Riri ser considerada “desrespeitosa” por alguns hindus e outros usuários de mídia social na Índia.

“Você está usando um colar de divindade da minha cultura que já foi indevidamente apropriado nos últimos anos”, postou um seguidor, que recebeu mais de cinco mil curtidas no Instagram. “Como é bom quando uma pessoa tem recursos mais do que suficientes para pelo menos descobrir o significado das correntes e pingentes em volta do pescoço?”, ironizou outro. “Podemos parar de sexualizar a religião das pessoas para se destacar”, escreveu um terceiro.

Na conta de Rihanna no Twitter, a imagem já tem mais de 40 mil RTs, enquanto no Instagram totalizou, até agora, 9 milhões de likes. Apesar das críticas, a publicação também está cheia de elogios de amigos e fãs.

*

Em tempo: a divindade Ganesha representa sabedoria e sucesso e, muitas vezes, é evocada por hindus que embarcam em novos empreendimentos comerciais. A polêmica e apropriação surgiu apenas duas semanas depois de Rihanna ter dividido opiniões na Índia, expressando seu apoio aos agricultores que protestavam contra as novas leis agrícolas no país.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Influência de mulheres da realeza molda anúncio da retirada de títulos de Prince Andrew

Influência de mulheres da realeza molda anúncio da retirada de títulos de Prince Andrew

Kate Middleton e Queen Camilla teriam influenciado diretamente o comunicado oficial do rei Charles III sobre a retirada dos títulos e honrarias do príncipe Andrew. A decisão, marcada por um “toque feminino”, reforça a busca da monarquia britânica por transparência e responsabilidade após os escândalos envolvendo o duque. Camilla e Kate demonstram crescente poder e influência dentro da realeza, refletindo uma mudança simbólica na liderança da instituição sob Charles III.

Instagram

Twitter