Balanço SPFW

Após uma temporada de lançamentos, é normal que o mercado e os consumidores tentem decifrar as tendências ou os próximos rumos que a moda vai tomar. Hoje, descobrir um caminho é tarefa árdua, já que, para atender ao mercado, ao gosto mutante dos clientes e enfrentar uma concorrência cada vez mais feroz, as marcas fazem de tudo um pouco.

Com excessão de grifes mais focadas e com um bom equilíbrio entre o comercial e o autoral, é fácil encontrar várias possibilidades de cores, formas e materiais em uma mesma coleção. Mesmo assim, há os desejos coletivos, que funcionam como um “start” da temporada. Veja abaixo alguns desses destaques e comece a montar seu guarda-roupa de verão!

EXPLORAÇÃO TEXTIL

Uma grande pesquisa de materiais norteou os estilistas em suas coleções de verão. Com o auxílio da tecnologia, os tecidos ganham texturas impensáveis e as novas tecidos (ou seriam não-tecidos?) são descobertos. O esforço vale a pena e resulta em materiais especialíssimos, como os empapelados com película de alumínio, os nylons ultrafinos, o couro com elastano, a camurça com transfer, a madeira laminada, tecidos com efeito celofane e translúcidos ultraleves.

Quem fez: Alexandre Herchcovitch (masculino), Animale, Gloria Coelho, Maria Bonita, Osklen, Reserva, Tufi Duek

MODA TRANSLÚCIDA

A transparência é uma das maiores vontades da moda do verão. Protagonizou um jogo de cobre/revela que pontuou a maior parte das coleções, descobrindo ora com sensualidade, ora com delicadeza, a silhueta feminina. Tecidos muito leves apenas fingiam que cobriam algo enquanto telas de tule estrategicamente posicionadas deixavam a imaginação correr solta.

Quem fez: Adriana Degreas, Alexandre Herchcovitch (masculino), Amapô, Animale, Ellus, Fernanda Yamamoto, Gloria Coelho, Reinaldo Lourenço, Rosa Chá, Tufi Duek, Wilson Ranieri

O CORPO RESPIRA

Conforto, possibilidade de movimentação, liberdade. Peças amplas, em tecidos maleáveis que não marcam ou apertam devem fazer a alegria de quem já está cansado da onda das roupas superjustas. Verão dos bons, com design e charme.

Quem fez: Alexandre Herchcovitch (feminino), Cori, Fernanda Yamamoto, Maria Bonita, Ronaldo Fraga, Simone Nunes

CONSTRUÇÃO

O trabalho com formas, recortes e estruturas aproxima o desenvolvimento de certas peças de uma experiência com rigor arquitetônico. Enquanto algumas marcas buscam o equilíbrio perfeito a partir do trabalho com formas e recortes, outras encontram novas maneiras de sustentação e estruturação das roupas. Quem fez: Adriana Degreas, Alexandre Herchcovitch, Animale, Gloria Coelho, Maria Bonita, Neon, Reinaldo Lourenço, Rosa Chá, Tufi Duek

AQUARELA

Uma cartela de cores claras e neutras deu o tom da próxima estação. Os brancos e nudes têm lugar garantido nas araras, assim como os “tons-bebê” rosa, azul, verde, turquesa, amarelo… Sim, há espaço para os vibrantes (leia abaixo), mas a combinação cromática dos clarinhos é imbatível.

Quem fez: Adriana Degreas, Animale, Cori, Fernanda Yamamoto, Gloria Coelho, Iodice, Maria Bonita, Osklen, Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga, Tufi Duek

VEM QUENTE…

Tonalidades fortes e cheias de energia também não ficaram de fora e iluminaram algumas passarelas.

Quem fez: Alexandre Herchcovitch, Amapô, Cori, Iodice, Neon, Priscila Darolt, Reinaldo Lourenço

NO BALANÇO DO MAR

É só a temperatura aumentar para a moda rever alguns de seus temas preferidos. Referências do “navy” e do surf apareceram aqui e ali, resgatando as cores do oceano, o shape dos Long Johns, as tradicionais listras estilo marinheiro e elementos como cordas náuticas e redes de pesca.

Quem fez: Iodice, João Pimenta, Neon, Osklen

OS MELHORES

Feminino

1) Maria Bonita

2) Alexandre Herchcovitch

3) Tufi Duek

Masculino

1) Alexandre Herchcovitch

2) Ellus

3) João Pimenta

Por Camila Yahn

Sair da versão mobile