Publicidade
Foto Reprodução IG @aux_lyonnais/ @bertillechabrolle

Fundada em 1890, a casa começou como um depósito de carvão, passando posteriormente a armazenar madeira e, por fim, vinho. Em 1914, a família Fouet, então proprietária do local, decidiu abrir a loja para a rua, apresentando seus vinhos ao público. Daniel Violet assumiu o estabelecimento logo após a Segunda Guerra Mundial, transformando-o no bistrô mais popular da capital. O “pai Violet” claramente tinha uma paixão desenfreada pela cozinha de Lyon, uma paixão que, mesmo naquela época, já conquistava Paris e atraía uma clientela fiel. Foi essa devoção pela culinária de Lyon que atraiu a atenção de Alain Ducasse para este endereço icônico, do qual ele assumiu o controle em 2002.

O Aux Lyonnais traz todo o charme dos bistrôs de Lyon para Paris. A simpática chef Victoria Boller interpreta com maestria o repertório culinário de Lyon: pâté croûte, quenelle de sandre, carne de porco em todas as suas formas, entre outras delícias. É uma culinária que ela domina perfeitamente e que ama de todo o coração. Nascida em Lyon e criada em Beaujolais, a chef guarda inúmeras lembranças da culinária de Lyon: os bistrôs e as festas à beira do rio Saône e do rio Ain, além do famoso “saucisson au gêne” que sua mãe fazia no final da colheita de uvas. Após três anos no Chanteclerc do Hôtel Negresco, em Nice, e de volta a Paris, Alain Ducasse confiou-lhe a liderança do restaurante com a orientação de trazer uma versão contemporânea.

No salão, Gwenn Raoult conduz o serviço com a mesma energia e descontração. O bistrô mantém sua fachada de madeira vermelha e sua placa “Maison Lyonnaise”. Ele continua a cultivar a atmosfera dos mais tradicionais de Lyon. No balcão, uma antiga máquina de café a pistão emite uma nuvem de vapor, enquanto as criações contemporâneas de Jean-Claude Novaro, renomado vidreiro de Biot (Alpes-Maritimes), adicionam um toque de arte ao ambiente. Nos dois andares, espelhos bisotados refletem o movimento do salão, onde garçons circulam com frigideiras de cobre ou panelas de ferro fundido laranja nas mãos. Uma experiência de prazer gastronômico é garantida.

 

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Influência de mulheres da realeza molda anúncio da retirada de títulos de Prince Andrew

Influência de mulheres da realeza molda anúncio da retirada de títulos de Prince Andrew

Kate Middleton e Queen Camilla teriam influenciado diretamente o comunicado oficial do rei Charles III sobre a retirada dos títulos e honrarias do príncipe Andrew. A decisão, marcada por um “toque feminino”, reforça a busca da monarquia britânica por transparência e responsabilidade após os escândalos envolvendo o duque. Camilla e Kate demonstram crescente poder e influência dentro da realeza, refletindo uma mudança simbólica na liderança da instituição sob Charles III.

Instagram

Twitter