Publicidade
Foto: Reprodução/Instagram

Denominada por muitos de “A melhor corrida do ano”, o Grande Prêmio de Singapura não cairá no esquecimento tão cedo. Com pódio de Carlos Sainz, Lando Norris e Lewis Hamilton, o top 10 foi surpreendente em uma pista considerada travada e por muitos até “chata”, o que não teve foi tédio, com muitas ultrapassagens, batalhas de roda com roda, safety car e muita ação.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)


O nome do dia foi Carlos Sainz, sem mais nem menos. Além de vencer a corrida ele ainda foi frio e calculista. Mirando na vitória e extremamente focado, conseguiu pensar em uma ótima estratégia nos momentos finais da corrida, garantindo que Lando Norris pudesse pegar o DRS para se defender de George Russell, da Mercedes, que vinha atrás e a todo custo queria tomar essa segunda posição do britânico da McLaren.

Uma corrida em que não se sabia o vencedor até cruzar a linha de chegada, os três primeiros colocados Sainz, Norris e Hamilton tinham uma diferença de um pouco mais de um segundo, de um para o outro. Essa foi a segunda vitória do piloto espanhol na Fórmula 1, em uma etapa em que as condições físicas e climáticas são altamente desgastantes, com desidratação e altas temperaturas.

Além de ter de se preocupar com tudo isso e manter um bom ritmo na pista durante a corrida, Sainz ainda teve a frieza necessária para fazer cálculos e pensar em táticas ao fim da corrida.

“Não precisei que a equipe sugerisse isso, conhecia mais ou menos o meu ritmo e do Lando, sabia o quanto é difícil ultrapassar aqui. Eu sabia que ele estava em uma situação difícil, eu sabia que se George e Lewis o ultrapassassem, eu provavelmente também seria carne morta, então precisava que ele aguentasse o máximo possível.”

 “Eu diminuí um pouco a velocidade para dar a ele o DRS na curva 7 para segurá-los e manter minha corrida sob controle. Não é fácil porque você está se colocando em risco e não pode cometer nenhum erro, mas foi minha estratégia e funcionou. Estou feliz que tenha acontecido”, contou o piloto da Scuderia Ferrari.

De fato, o heptacampeão Lewis Hamilton estava na cola do Norris e depois da batida de Russell na última volta, fez com que o britânico estivesse ainda mais perto do pódio, ele que estava a 0s4 de Lando Norris. A grande tática adquirida pelo piloto do dia foi a de controlar o seu ritmo e manter o pelotão que vinha atrás, próximo.

Carlando no Pódio

O nome vem da época em que Lando Norris e Carlos Sainz eram companheiros de equipe na McLaren e, pelo fato de serem tão amigos e próximos, veio o apelido que é a junção de ambos os nomes Carlos + Lando = Carlando. E como não amar essa dupla?

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Uma cumplicidade que já vem de algum tempo e nunca será esquecida. O próprio Sainz tirou uma foto com o amigo, comemorando mais um pódio dos dois juntos, lembrando que o GP de Mônaco de 2021 foi o primeiro que dividiram o pódio, e agora juntos novamente.

Sainz ainda disse: “Acho que deveríamos comprar bebidas um para o outro. Ao dar-lhe DRS salvei seu P2 e ao defender tão bem como fez de Russell, ele me ajudou a conseguir o P1. Bons momentos do ‘Carlando’ lá e foi bom, honestamente, subir ao pódio com ele. Temos um ótimo relacionamento e foi bom também ver os caras da McLaren lá com a Ferrari, boa história.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Destaques da corrida

Com tanto caos e mudanças, Max Verstappen terminou na quinta colocação, na frente de Gasly que foi sexto e Piastri sétimo, conquistando dez posições durante a corrida. Algo muito difícil de se conseguir em uma pista como essa de Marina Bay.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Apesar de não ter vencido, Verstappen ainda é o primeiro colocado no campeonato, com uma bela folga de 374 pontos para 223 de seu companheiro de equipe, Sergio Perez, que terminou em oitavo e na frente de Liam Lawson, que foi muito elogiado por pontuar em sua terceira corrida na F1, além do fato de conseguir passar para o Q3 no treino classificatório, sendo o único piloto Red Bull a conseguir isso.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Para fechar o top 10, Kevin Magnussen foi o décimo colocado, conseguindo um pontinho para a equipe Haas, que teve um bom final de semana em Singapura e conquistou um ponto muito precioso e necessário.

Coleção de Tênis de Albon

Nem só de F1 vivem os pilotos da principal categoria do automobilismo mundial. Nesse final de semana, Yuki Tsunoda e Fernando Alonso apareceram com o tênis da coleção de Albon e aprovaram o modelito.

100.000 km completos na F1 – Alonso

Assim foi a corrida de Fernando Alonso, que fez algo que poucos pilotos tiveram a oportunidade de fazer na categoria, completar 100 mil quilômetros na F1. Isso aconteceu depois da volta 20, durante a corrida em Singapura. Algo histórico.

Apesar de Alonso se manter à frente de Carlos Sainz e Charles Leclerc no campeonato com 170 pontos contra 142 e 123 pontos, no campeonato de construtores a Escuderia italiana possui 265 pontos como terceira colocada, enquanto a Aston Martin com 217 é a quarta colocada. A segunda colocada é a Mercedes e a primeira, Red Bull com 597 pontos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Príncipe Andrew renuncia ao uso de títulos reais após novas pressões sobre caso Epstein

Príncipe Andrew renuncia ao uso de títulos reais após novas pressões sobre caso Epstein

O príncipe Andrew renunciou aos títulos reais, incluindo o de duque de York e o tratamento de Sua Alteza Real, com o consentimento do rei Charles III. A decisão ocorre após novas revelações no livro póstumo de Virginia Giuffre sobre o caso Epstein. Embora continue titular legal do ducado, Andrew se afasta de vez da vida pública, e sua ex-esposa, Sarah Ferguson, também deixará de usar o título de duquesa de York. A medida, vista como simbólica, reflete o esforço da monarquia britânica em preservar sua credibilidade e encerrar um dos capítulos mais controversos de sua história recente.

Instagram

Twitter