A Brastemp, marca da Whirlpool Corporation e principal patrocinadora de eletrodomésticos da CASACOR 2025, comemorou o seu retorno à maior mostra de arquitetura do Brasil nesta segunda-feira (2), em um evento exclusivo no Parque da Água Branca. Os convidados realizaram um tour pela Casa Brastemp, assinada por Carlos e Caio Carvalho do Studio Roca, e conheceram as novidades da marca para o mercado de arquitetura e design.
O ambiente traduz a essência da Brastemp de ser uma marca que traz estética alinhada com funcionalidades e tecnologias que facilitam a vida e o dia a dia do consumidor brasileiro, como a Eclipse Collection, que é a estrela da cozinha da Casa Brastemp.
A linha, toda feita em Black Inox, foi pensada a partir da transformação da relação das pessoas com suas cozinhas. “Todos os anos, nós ouvimos e interagimos com mais de 300 mil consumidores para identificar as verdadeiras necessidades, desejos e percepções do mercado. Na Whirlpool, inovamos com propósito. Entendemos que a cozinha está passando por uma revolução e precisa ser mais versátil do que nunca. Os consumidores estão buscando por flexibilidade, personalização, eficiência e, ao mesmo tempo, beleza. Hoje, nós temos dados da Kitchen & Bathroom News que mostram que 26% das pessoas usam a cozinha como um espaço de socialização, por exemplo, e isso mostra que esse ambiente deixou de ser coadjuvante para se tornar central e multifuncional”, explica Gustavo Ambar, Diretor Geral da Whirlpool no Brasil.
Lançada em 2024, a Eclipse Collection já cresceu 23% em vendas, estando acima do mercado de linha de produtos black, além de contar com o maior portfólio de produtos.
A Casa Brastemp convida as pessoas a repensarem as formas de viver e morar através de outros produtos como o Frigobar Retrô, que mescla o charme vintage com tecnologia moderna e dá um toque de personalidade ao ambiente, e a linha de lavanderia completa, que conta com tecnologias criadas para acompanhar a vida agitada do brasileiro e mudar a rotina da casa.
“A nossa volta à CASACOR é uma forma de celebrar e reforçar a nossa presença com esse mercado que é tão importante para nós, além de convidar as pessoas a abrirem a cabeça para uma nova forma de morar. O espaço criado pelo Studio Roca está simplesmente sensacional e traduz a ousadia do design Brastemp com a dinâmica da casa. É uma experiência que convida os visitantes a refletirem as transformações da sociedade, do cotidiano e as dinâmicas da casa que estão ligadas diretamente às soluções que os nossos produtos oferecem”, afirma Bertha Fernandes Kowalczyk, Head de Marcas e Comunicação da Whirlpool em um bate-papo com o GLMRM.
Sobre o retorno após 12 anos, Bertha comenta:
“Estamos muito contentes de retornar para sempre aqui na CASACOR. Tem muito a ver com o novo momento da marca, que passa por revisitar todo o nosso legado. Estamos presentes há 70 anos na casa dos brasileiros, mas com um olhar para o futuro. O espaço onde estamos, projetado pelo Estúdio Roca, transmite exatamente isso. Ele tem uma alma que conecta com o posicionamento da marca, que é sobre ousadia, convidando o consumidor a abrir a cabeça para o novo. Eles criaram uma lavanderia dentro do banheiro que é uma solução incrível para quem chega da viagem ou de uma atividade esportiva, podendo colocar a roupa direto ali e depois tomar um banho, curtir a banheira. Eles conseguiram unir essa essência trazendo os produtos não só de forma funcional, mas como parte integrante do ambiente, numa narrativa. Isso reforça o novo momento da Brastemp, que é provocativa e ousada. Não haveria local melhor para celebrar esse momento do que aqui na CASACOR, evento tão relevante para estar perto de arquitetos, decoradores e também do público.”
Sobre a expectativa para o público que visita a mostra, ela acrescenta:
“Nossa expectativa é que essa experiência seja um convite real para abrir a cabeça para o novo. O consumidor estar presente num ambiente pensado para unir funcionalidade, design e inspiração faz muito sentido. Queremos que as pessoas se inspirem e se abram para algo novo através dos nossos produtos, design e do próprio ambiente inspirador.”
Bertha também revelou algumas novidades exclusivas:
“Acabamos de apresentar em primeira mão dois produtos conceito, desenvolvidos a partir da escuta ativa do consumidor brasileiro, que é nosso foco local. Trouxemos o Fogão Retrô, muito pedido pelo público, que conecta a estética vintage da Brastemp com funcionalidades modernas. Além disso, apresentamos o Home Bar, um produto versátil que pode funcionar como frigobar, geladeira ou adega, com design bonito que complementa qualquer ambiente, deixando-o lindo e inspirador. Hoje, os consumidores buscam além da funcionalidade, beleza e tecnologia.”
Sobre sustentabilidade, ela complementa:
“Nossos produtos são projetados para promover economia de água, energia e insumos. Estamos muito conectados às necessidades reais do consumidor e acreditamos que esse é o verdadeiro propósito da marca.”
Além do lançamento da plataforma B=ARQ, criada especialmente para arquitetos e designers de interiores, que oferece acesso a modelos 3D e descontos exclusivos, a marca reafirma seu compromisso em estar cada vez mais próxima dos profissionais que transformam os lares brasileiros.
A CASACOR São Paulo acontece até 3 de agosto, no Parque da Água Branca, com o tema “Semear Sonhos”. Para visitar a Casa Brastemp e conhecer as soluções que transformam o cotidiano, os ingressos estão disponíveis no site. Além de São Paulo, a marca participa de outras três edições do evento: Goiânia, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.