Publicidade
Rei Charles III e Emmanuel Macron
Foto Reproduçao Instagram

O presidente francês, Emmanuel Macron, foi recebido com grande solenidade pelo Rei Charles III no início de sua visita ao Reino Unido nesta terça-feira (8), a primeira de um chefe de Estado europeu desde o Brexit, com foco em imigração e defesa.

“Este é um momento importante para as nossas nações e também para a nossa Europa”, comentou o presidente francês nas redes sociais.

A Europa e o Reino Unido devem “abrir novos caminhos de cooperação” diante dos “grandes desafios” mundiais, acrescentou.

Como símbolo dos laços entre os dois países, Macron anunciou, na imprensa francesa, que seu país emprestará ao Reino Unido a famosa Tapeçaria de Bayeux, que ficará em exposição no Museu Britânico entre setembro de 2026 e junho de 2027.

A Tapeçaria de Bayeux é uma grande tapeçaria bordada do século XI que narra os preparativos para a conquista da Inglaterra por Guilherme, duque da Normandia.

Em troca, o Museu Britânico — que Macron visitará na quarta-feira — emprestará à França peças do Tesouro de Sutton Hoo, artefatos arqueológicos dos séculos VI e VII, uma das joias de seu acervo.

Macron e sua esposa, Brigitte, foram recebidos pelo príncipe herdeiro William e sua esposa, Kate, na pista da base militar de Northolt, a oeste de Londres.

O casal presidencial seguiu então para o Castelo de Windsor (também a oeste de Londres), onde foi oficialmente recebido pelo rei Charles III e pela rainha Camilla.


Após ouvirem a Marselhesa, os dois casais sentaram-se em carruagens reais que percorreram a rua principal de Windsor, adornada com bandeiras britânicas e francesas, até o castelo, onde Macron e sua esposa ficarão hospedados.

Depois, Macron e Charles III revisaram as tropas no pátio do castelo, antes de irem almoçar na companhia de suas esposas, de William, de Kate e de outros convidados.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter