Publicidade
Brigitte e Emmanuel Macron || Créditos: Getty Images
Brigitte e Emmanuel Macron || Créditos: Getty Images

Mais de 300 mil cidadãos da França assinaram até agora uma petição online lançada há duas semanas contra a oficialização do cargo de primeira-dama no país, um das propostas de campanha de Emmanuel Macron, que foi eleito presidente em maio. A ideia dele era dar status de membro do governo para sua mulher, Brigitte Macron, permitindo que ela atuasse como sua representante formal em certas ocasiões.

O problema é que uma série de cortes em investimentos públicos que o político anunciou recentemente resultaram no fim da lua de mel entre ele e os franceses, e agora a maioria deles acredita que não faz sentido transformar Brigitte em servidora às custas dos contribuintes, sobretudo depois da aprovação de uma lei, em julho, que proíbe a contratação de familiares por deputados do Parlamento francês.

De acordo com a constituição da França, os cônjuges de chefes de estado não têm um papel definido, embora geralmente contam com seus próprios assessores e proteção especial – Valérie Trierweiler, a ex-mulher de François Hollande, que antecedeu Macron no Palácio do Eliseu, recebia uma verba oficial de € 400 mil anuais.

Diante da polêmica, o porta-voz do governo de Macron, Christophe Castaner, anunciou no Twitter que uma nova definição do papel de Brigitte no governo está sendo estudada e deverá ser anunciada nos próximos dias. É bom lembrar que, como professora aposentada, ela já conta com renda própria e também com a ajuda do marido, que fez fortuna no setor financeiro. Mas o caso promete esquentar o noticiário até que seja resolvido. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter