Publicidade
Os craques da literatura podem ensinar muita coisa aos boleiros || Créditos: Getty Images
Os craques da literatura podem ensinar muita coisa aos boleiros || Créditos: Getty Images

Poucos eventos são capazes de atrair atenção para culturas de tantos lugares inóspitos ao mesmo tempo quanto uma Copa do Mundo da FIFA. Sobretudo a atual, que é sediada na Rússia, por si só uma das nações mais culturalmente ricas e enigmáticas do planeta, e onde países sem muita tradição no futebol estão roubando o protagonismo de potências do esporte. Afinal, quem imaginaria antes do pontapé inicial no mundial de 2018 que a atual campeã do mundo Alemanha seria desclassificada pela Coreia do Sul em uma derrota histórica por 2 a 0?

Talvez se tivessem estudado melhor os costumes dos adversários, os jogadores da “Mannschaft” (“Equipe”, em alemão, o apelido da Seleção Alemã), liderados pelo técnico Joachim Löw, teriam tido mais chances de evitar o desastre. E há quem diga que não existe maneira melhor de se conhecer um povo – ou, nesse caso, um “inimigo esportivo” – do que mergulhando em alguns dos clássicos de sua literatura.

Como Glamurama A-D-O-R-A uma boa leitura e está há tempos na torcida pelo tão sonhado hexa da Seleção Brasileira, listamos na galeria aí embaixo um “must read” com 10 títulos dos países que ainda estarão em campo na próxima fase da Copa. Que Tite, Neymar e companhia tomem nota, hein! (Por Anderson Antunes)

*

[galeria]4577001[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter