Publicidade
Foto de Cássio Vasconcelos que esta na arte da 21ª Edição do É Tudo Verdade || Créditos: Reprodução Twitter

Em tempos em que os relatos da realidade têm interessado mais do que a ficção, o festival É Tudo Verdade anunciou, nesta quinta-feira, os selecionados da edição de 2016, que acontece de 7 a 17 de abril no Rio de Janeiro e em São Paulo. E, para o anúncio, o festival apresentou para a imprensa paulista o filme “Fogo no Mar”, do italiano Gianfranco Rossi, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim deste ano, que foca na crise dos refugiados na Europa sob a ótica da pequena Ilha de Lampedusa, que recebe milhares deles vindos da África e do Oriente Médio em barcos precários desde 1991. O filme ganha sua première latino-americana na abertura do festival em São Paulo, no dia 7 de abril.

Ao longo do festival, serão 85 títulos de 26 países, sendo 22 estreias mundiais. Entre os destaques, uma retrospectiva da obra do brasileiro Carlos Nader, o mais premiado diretor da história do festival, vencedor nos anos de 2008, com “Pan-Cinema Permanente”; 2014, com “Homem Comum” e 2015, com “A Paixão de JL”. “Precisávamos mostrar que diabo de talento é esse”, brincou Amir Labaki, fundador e diretor do festival.

A presença de muitos latino-americanos foi outro ponto ressaltado por Labaki, principalmente dois colombianos e uma produção entre Colômbia e Espanha, “Gabo: A Criação de Gabriel García Márquez”, já que o país nunca teve uma presença tão significativa no festival. Também entre os latino-americanos, Labaki ressaltou o chileno “Chicago Boys”, que trata dos economistas responsáveis pelo “milagre econômico” no Chile na era Pinochet.

E não é só “Fogo no Mar” que surpreendeu a todos vencendo o Urso de Ouro no Festival de Berlim. O próprio Gianfranco Rossi ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 2013 com o documentário “Sacro GRA” e Michael Moore recebeu a mesma premiação em 2004 com “Fahrenheit 9/11”. E Labaki percebe essa entrada do documentário em lugares que antes eram só da ficção como ninguém: “O documentário é o gênero cinematográfico que está pulsando com mais força e a animação é o que está chegando mais perto”.

Por Verrô Campos

Aperte o play para o trailer de “Fogo no Mar”.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter