Publicidade

A chef Adriana Mattar acaba de voltar de uma viagem com o marido, Sérgio Francisco Monteiro de Carvalho, pela Rússia e separou para o Glamurama algumas dicas das duas principais cidades do país: Moscou e São Petersburgo. “Me animei depois de ler a história de Anna Karenina. Temia encontrar aqueles russos rudes e mal encarados que eu já tinha visto pelo mundo e nos filmes. Aqueles que não pedem desculpas se esbarram na gente dentro do aeroporto e não dão passagem no alto da montanha de esqui. Sim, eles existem, mas em Moscou conheci outros, sérios, mas gentis. E aprendi que eles não são mesmo alegres. Não faz parte da cultura deles a alegria por terem passado por muitas guerras e privações. Mas os seus rostos se iluminam docemente quando dizemos ‘spasiba’, obrigada em russo.”
* “Falam lá que o comunismo não foi tão bom nem tão ruim como achamos no Ocidente. Fiquei emocionada quando vi dentro da igreja como são devotos e espiritualizados. As mulheres e também as meninas, sem exceção, cobrem suas cabeças com lenços em sinal de submissão a Deus. Cobri a minha, por respeito à cultura deles. E assim me senti mais humilde. Fui no verão, o que significa temperatura acima de 20 graus e luz do sol até as 11h da noite, sol nascendo de novo às 3h da manha. Na verdade não chega a escurecer, fica um lusco- fusco lindo. A comida me encantou. Blinis com ovas de salmão e creme azedo todos os dias no café da manhã. O caviar bom é caro e vendido por 12 dólares o grama –  uma provinha são 5 g. O tal stroganoff parece mesmo com o nosso, mas é servido sempre com purê de batata e anéis de cebola empanados. O frango não achei à Kiev, mas provei um delicioso, macio, coberto com pedacinhos crocantes de pão.”
* “A bebida é servida em temperatura ambiente. Gelo, só a pedidos. Vinho é caro. Melhor provar as ótimas vodcas diferentes, essas sim servidas bem geladas. Empiria e Beluga são as minhas preferidas. Trouxe na mala! Tome cuidado com os táxis. Tem que combinar a tarifa antes porque eles cobram quanto querem. Não há taxímetro. Mais seguro pedir no hotel. São Petersburgo é uma cidade toda florida e muito animada no verão. Os meses melhores de ir são de maio a meio de setembro. O Museu Hermitage já vale toda a viagem. Compre ingresso diferenciado para entrar mais cedo, antes da abertura. E preste atenção também na coleção de quadros impressionistas. Vá com um sapato confortável: lá é imenso e deslumbrante. Nunca vi luxo maior.”
* Anote aí, glamurette: em Moscou, comer no Café Russie, de cardápio típico, no O2 Lounge, que é mais moderno e tem uma vista linda, no Café Puskin, bem clássico, ou no Café Bosco, em frente à Praça Vermelha. Em São Petersburgo, Mix Up, de Alain Ducasse, The Mansarda – peça mesa ao ar livre -, Terrassa, Caviar Bar – melhor stragonoff de todos –  ou no restaurante do Jamie Oliver.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter