Paulo Borges à trabalho no Carnaval baiano

Nem só de moda vive Paulo Borges. O presidente da Luminosidade – que está na Bahia passando o Carnaval – está finalmente realizando um projeto que há tempos era um sonho: um documentário sobre a cultura africana. Mas, o mais legal, é que o trabalho não se resume apenas ao vídeo. "Haverá um livro e uma exposição também”, revelou. "Minha intenção é mostrar a importância e o significado do termo afro em diferentes lugares do mundo". Por enquanto, ele e a equipe chamam o projeto carinhosamente de ”Alma”.

* A partir da ideia de que a alma negra africana está em todo lugar, o manda-chuva da moda nacional ainda vai viajar para Cuba, Benin e Angola. E a passagem dele por Salvador, no fundo, vai muito além da curtição do Carnaval: Paulo veio em busca de recursos. "A música é um dos pontos que vamos abordar, mas também falaremos de arquitetura, gastronomia, da beleza estética, da questão do racismo". No agito de Salvador, Paulo filmou o bloco do Ilê Aiyê e ainda vai gravar em outros dois blocos que têm tudo a ver com o tema: Filhos de Ghandi e o Cortejo Afro.

* A inspiração ele sempre teve, mas o incentivo maior tem nome: Henrique. "Acho que isso tudo tem a ver com o “encontro” com meu filho, que é negro", disse.

* Em 30 anos de carreira, este é o terceiro projeto pessoal de Paulo Borges, que já escreveu um livro, em parceria com Giovanni Bianco, e produziu um outro documentário batizado de “Top 25 – Um Conto de Fadas Brasileiro”. Se tudo correr como o planejado, “Alma” será filmado até o fim deste ano e deverá ser lançado no início de 2011. Vem coisa boa por ai.

Sair da versão mobile