Publicidade
Dono de poderes afrodisíacos, o cardamomo é presença obrigatória em cafés, doces e cremes

Ele surgiu na Índia, virou item básico em toda a Ásia e ganhou ares de tempero exótico por aqui. O cardamomo, usado pelos egípcios para limpar os dentes, é uma planta que produz sementes com cheiro marcante e gosto levemente apimentado. Quem já provou sabe que é difícil de esquecer. Parte da família do gengibre, ele ajuda na digestão e nas dores de estômago, além de ter propriedades anti-inflamatórias. Mas o melhor mesmo é sua fama afrodisíaca. Para tirar suas próprias conclusões, confira quatro receitas para testar em casa, em boa companhia.

Creme de abóbora com gengibre, iogurte e cardamomo, Così

Ingredientes:

1 kg de abóbora

1 cebola picada

1 dente de alho

1 talo de salsão

500 ml de caldo de frango

1 colher de café de cardamomo em pó

2 colheres de chá de gengibre em pedaços

1 pote de iogurte natural

Sal e pimenta a gosto

3 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de Preparo: Refogue a cebola, o alho, o salsão e a abóbora no azeite de oliva. Acrescente o caldo de frango e o gengibre e deixe cozinhar até que a abóbora amoleça. Bata no liquidificador e adicione o cardamomo, o sal e a pimenta. Sirva em seguida com o iogurte por cima.

Crumble de maçã, Sal Gastronomia

Ingredientes:

Para a massa:

200 g de castanha-de-caju

50 g de castanha-do-pará 

200 g de manteiga

250 g de farinha de trigo

250 g de açúcar cristal

2 limões-sicilianos

Para o recheio:

8 maçãs verdes

100 g de uva-passa preta

100 g de uva-passa branca

2 ramos de alecrim

200 g de açúcar

100 ml de vinho branco seco

Para o creme inglês

400 ml de creme de leite

4 gemas de ovos

100 g de açúcar

1 fava de baunilha

3 sementes de cardamomo

Modo de preparo:

Para a massa: Bata as castanhas no processador até virarem uma pasta. Adicione a manteiga. Junte a farinha, o açúcar e as raspas de limão. Abra com o rolo de macarrão e coloque para gelar por duas horas.

Para o recheio: Descasque seis maçãs e corte-as em oito partes. Mantenha duas com casca, mas corte-as em oito pedaços também. Junte todas as maçãs, adicione o vinho, o açúcar, o alecrim e as uvas-passas em uma panela e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos até formar um purê. Monte a torta e asse de 20 a 30 minutos no forno a 180 graus.

Para o creme: Abra a baunilha no meio e, com a ajuda de uma colher, separe a fava das micros-sementes. Coloque toda a baunilha, o creme de leite, metade do açúcar e o cardamomo em uma panela. Leve ao fogo para pré-ebulição (quando começa a formar bolinhas ao redor da panela). Bata a mistura no liquidificador sem a fava de baunilha (reserve-a). Volte tudo, incluindo a fava, para a mesma panela. Deixe resfriar. Em um bowl, adicione as gemas e o restante do açúcar e branqueie-as com a ajuda de um fouet. Coloque-as na panela junto com o creme e volte para o fogo em pré-ebulição. Espere esfriar e sirva.

Brigadeiro de Cardamomo, Maria Brigadeiro

Ingredientes: (Para 30 unidades)

Para a massa:

6 bagas de cardamomo

1 lata de leite condensado

2 colheres de sopa de cacau em pó

1 colher de sopa de manteiga sem sal

4 colheres de sopa de chocolate ao leite

(mínimo 35% cacau) picado

Para o confeito:

1 xícara de chá de chocolate ao leite

(mínimo 35% cacau) em raspas

Modo de preparo: Amasse as bagas de cardamomo no pilão até quase virar um pó. Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado e o cardamomo e leve ao fogo, mexendo sempre, por aproximadamente oito minutos. Retire o leite condensado do fogo, coe numa peneira fina e despreze o cardamomo. Volte o leite condensado aromatizado para a panela, acrescente o cacau e misture bem. Adicione a manteiga e o chocolate ao leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por aproximadamente dez minutos ou até que a massa esteja soltando do fundo da panela. Retire do fogo, transfira o conteúdo da panela para um recipiente untado com manteiga e deixe esfriar. Quando a massa estiver fria, com a ajuda de uma colher de café, molde bolinhas de aproximadamente 3 centímetros de diâmetro e enrole com as mãos untadas com manteiga sem sal. Confeite os brigadeiros com as raspas de chocolate ao leite e coloque os doces em forminhas de papel plissado. Sirva fresco.

Caipirinha de abacaxi e cardamomo, Zena Caffè

 Ingredientes:

10 sementes de cardamomo

1 dose de cachaça

1 rodela de abacaxi cortada em pedaços

Açúcar a gosto

Gelo a gosto

Raspas de limão

Modo de preparo: Macere o cardamomo. Junte o abacaxi e o açúcar (a gosto) e macere novamente. Acrescente o gelo e a dose de cachaça. Bata tudo na coqueteleira e finalize com raspas de limão.

(Por Adriana Nazarian)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter