Publicidade

A 35ª Mostra Internacional de Cinema começou nessa sexta-feira com mais de 290 títulos. Se você ainda está na dúvida sobre por onde começar, aqui vai uma dica da própria Renata Almeida, diretora da Mostra.

* Apesar de a maioria dos filmes ser inédita, ela indica duas retrospectivas: a primeira é do diretor Elia Kazan, que assinou vários clássicos como “Vidas Amargas”, “Sindicado dos Ladrões” e “Uma Rua Chamada Pecado”. “Muita gente conhece Marlon Brando, mas não tem ideia que ele fez inúmeras parcerias com o Kazan”, afirma Renata.

* A segunda retrospectiva é do cineasta armênio Sergei Paradjanov, no Museu da Imagem e do Som. Entretanto, não são os filmes dele que estão em cartaz, mas sim uma exposição de colagens e desenhos feitos pelo artista. “É a primeira vez que esse trabalho vem ao Brasil. Tem que aproveitar.” Anotou?

Renata Almeida: dica de quem entende

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O casamento de Jeff Bezos como exemplo da insurreição antibilionários

O casamento de Jeff Bezos como exemplo da insurreição antibilionários

O mega casamento de Jeff Bezos em Veneza foi forçado a mudar de local após protestos públicos, se tornando um símbolo da crescente rejeição europeia à ostentação bilionária. Em meio a críticas sobre turismo predatório, erosão urbana e desigualdade social, o episódio escancara a tensão entre glamour privado e o direito coletivo à cidade - com ecos históricos, literários e políticos que reconfiguram o papel das elites no imaginário europeu.

Instagram

Twitter