Publicidade
Obama || Créditos: Getty Images
Obama || Créditos: Getty Images

A autobiografia de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, deve chegar às livrarias do país entre os dias 10 e 17 de novembro. Ele vendeu os direitos da publicação para a Crown Publishing Group por cerca de US$ 30 milhões (R$ 157,7 milhões). Existe uma grande expectativa sobre a obra, que deverá ser um sucesso de vendas. A expectativa também é a de que ele conte sobre os bastidores da vida como o homem mais poderoso do mundo durante dois mandatos (de 2009 a 2017). A seguir, relembre outros presidentes que tiveram suas vidas retratadas em biografias.

‘Lula, o Filho do Brasil’

A biografia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escrito pela jornalista Denise Paraná, que fez entrevistas com o petista e com amigos e familiares dele para contar como foi sua trajetória de vida desde criança, em Pernambuco, até sua chegada ao cargo mais alto do executivo. A obra também mostra como foi a vida de Lula dentro do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e como ele viveu durante os anos da ditadura militar no País. A obra também serviu de inspiração para o filme de mesmo nome que contou com a atuação de Glória Pires, como Dona Lindu, mãe de Lula.

‘Nelson Mandela – Conversas que Tive Comigo’

Existem inúmeras obras escritas e cinematográficas contando sobre a vida de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul. No entanto, esta é considerada por muitos como uma das melhores formas de entender a alma do líder anti-apartheid por conter várias de suas anotações. No livro de 2010, Mandela aparece mais humanizado e não como a entidade que é vista pelo mundo todo. O leitor poderá entender as inseguranças, pensamentos e preocupações mais profundas do ex-presidente.

‘Hugo Chávez – Minha Primeira Vida’

A biografia do ex-presidente da Venezuela traz várias reflexões sobre quem seria realmente a figura que, ainda hoje, divide opiniões. A ideia do livro é deixar que o próprio leitor forme sua opinião e entenda se Chávez foi golpista ou progressista. A produção foi possível após mais de duzentas horas de conversas do autor Ignacio Ramonet com o líder venezuelano.

‘Trilogia Getúlio’

Em três livros, o autor Lira Neto buscou fazer com que a vida do ex-presidente brasileiro Getúlio Vargas fosse traduzida sem glorificar ou deteriorar a imagem do político. De forma objetiva e jornalística, é mostrado todos os passos que ele deu para se tornar uma figura tão polêmica e ao mesmo tempo idolatrada até os dias de hoje. O escritor da obra debruçou sua pesquisa em arquivos, cartas pessoais, diários, notícias e depoimentos para juntar o quebra-cabeça do que foi a existência de Vargas. (Por Giorgia Cavicchioli)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter