Publicidade
Saiba como cuidar das mãos com o uso do álcool em gel frequente / Crédito: Getty

Assim como o rosto, a pele das mãos também precisa de cuidados especiais, ainda mais agora. Além do inverno propiciar o ressecamento, o uso frequente do álcool em gel, prática adotada por conta da pandemia de Covid-19, essa área tende a ficar ainda mais ressecada e, se os cuidados necessários não forem tomados, há chances de aparecer irritações ou alergias. Mas por onde começar? Para acabar com as suas dúvidas, o Glamurama entrevistou o dermatologista Dr. Otávio Macedo para falar sobre o assunto e dar dicas que podem te ajudar a cuidar das mãos.

Hidratação imediata

“O álcool em gel resseca muito as mãos. Por sua capacidade de higienização, ele retira a camada de gordura que serve de proteção para a pele. Além disso, pode irritar a pele. Assim, problemas como coceira, irritações e alergias podem surgir”, explica o dermatologista.

Além da pele, as unhas também podem ser afetadas: “Ocorre uma desidratação da lâmina ungueal podendo até aparecer riscos nas unhas em casos mais extremos. Mas quem sofre mais é a cutícula e a pele ao redor das unhas”, explica Dr. Otávio. Para conter esse ressecamento, o ideal é realizar a hidratação imediatamente após o uso do álcool em gel, dando preferência para hidratantes com protetor solar na fórmula. “Outro produto muito indicado são as canetas sticks para hidratação das unhas e cutículas”, complementa.

Mito ou Verdade?

Segundo Dr. Otávio Macedo, é mito que a pele das mãos envelhece mais rápido que a do rosto ou do restante do corpo. A diferença é que cuidamos menos dessa região, o que pode dar essa impressão de envelhecimento mais aparente. “Cada local do corpo tem a pele com características diferentes. A do dorso das mãos, além de mais fininha, não recebe a atenção merecida. Esquecemos de passar filtro solar e os produtos de cuidados básicos saem mais rápido com as lavagens, quando lembramos de usar”, explica.

Esse envelhecimento se torna mais aparente após os 25 anos, quando se inicia a degradação do colágeno em todo o corpo. “Notamos as mãos mais magrinhas, com veias e tendões aparentes. Além das manchinhas marrons e vermelhas que aos poucos vão aumentando. Chamamos atenção também para feridas e casquinhas que não cicatrizam, que podem ser indícios de lesões pré-malignas e até de um câncer de pele”, alerta o médico.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter