Publicidade
Além da prosperidade e da boa sorte: especialistas falam sobre a Romã e como ela pode ajudar a saúde || Créditos: Divulgação

Da romã tudo se aproveita. Da casca até as sementes. A fruta é considerada por nutricionistas um superalimento. Encontrada no Brasil, principalmente no final de ano e no verão, a romã é leve, refrescante e oferece inúmeros benefícios para o corpo. Se você ainda não sabe tudo o que a fruta é capaz de oferecer, vale a pena incluir no seu dia-a-dia. Para nos ajudar nessa missão, conversamos com a chef e nutricionista Cinthya Maggi, colaboradora da Pomegranate Council (Conselho Nacional dos Produtores de Romãs dos EUA) e com o odontologista Dr. Ricardo Gaeta.

Por que a romã é um superalimento?

Cinthya Maggi: A romã é um verdadeiro elixir para a saúde. Uma romã média (150g) tem cerca de 105 calorias. Contém vitaminas do complexo B como o ácido pantatênico, o ácido fólico e a piridoxina, além de vitamina K e minerais como o cálcio, o cobre e o manganês. É uma boa fonte de potássio, vitamina C e fibras, assim como vitaminas e minerais.

Quais são os benefícios da romã para a saúde?

CM: Os arilos (sementes) vermelhos estão cheios de antioxidantes. Quanto mais intensa a cor da romã, mais compostos encontramos. Os antioxidantes, chamados de flavonoides, podem ajudar a manter a saúde das artérias, reduzir o colesterol e prevenir ataques cardíacos, além de retardar o envelhecimento.

O consumo da romã pode ajudar a prevenir a flacidez, celulite, perda da elasticidade e combate o envelhecimento da pele uma vez que aumenta a produção das fibras de colágeno e o fator de proteção do filtro solar na derme, além de proporcionar um bom fluxo de sangue no corpo, podendo ajudar a diminuir consideravelmente os riscos de problemas no coração como, por exemplo, ataques cardíacos e derrames.

Já em relação às atividades cerebrais, a fruta também melhora as funções cognitivas podendo ajudar a prevenir a doença de Alzheimer. A romã ainda atua no fortalecimento do sistema imunológico e na reconstituição muscular de atletas. Por ser rica em potássio, evita as câimbras e melhora a hidratação do corpo, auxiliando na reposição do que foi perdido durante os exercícios.

Como podemos aproveitar o máximo da fruta?

CM: Por ser uma fruta muito versátil, a romã pode ser consumida em forma de chá, suco, drink, snack, salada, molho, prato principal, doce e em sua forma pura. A romã é uma excelente aliada quando o assunto é emagrecimento e alimentação saudável. Suas 648 sementes são doces com um toque de acidez, uma explosão de sabor. Ideal para os dias quentes de verão.

Por que a romã é importante para a saúde bucal?

Ricardo Gaeta: Nossa boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, ou seja, ela é uma porta de entrada para bactérias e microrganismos que prejudicam à saúde. Escovar bem os dentes, passar o fio dental após as refeições e usar enxaguantes bucais são medidas que todos nós já conhecemos mas, podemos usar e abusar de aliados nessa missão. A ingestão de alimentos com propriedades antibacterianas e antivirais como as da romã ajudam a reduzir os efeitos da placa bacteriana e protegem contra doenças orais como a gengivite.

Como o consumo da romã pode ajudar nos cuidados com a boca?

RG: A romã possui vitamina A que contribui para o desenvolvimento dos dentes, vitamina K que auxilia na saúde dos ossos e cálcio conhecido por ajudar na formação óssea, fundamentais para garantir uma boa mastigação e consequentemente uma digestão eficiente. Com propriedades antibacterianas, a romã auxilia nosso organismo, que é um sistema interligado, a não ter uma disfunção na boca capaz de desencadear alterações imunológicas, digestivas e até mesmo cardíacas, uma vez que as bactérias podem migrar até outros órgãos pela corrente sanguínea.

Quais dicas, utilizando a romã, você recomenda?

RG: Os chás, sucos e infusões feitos com a romã são indicados para prevenir aftas, gengivites e cáries. São muito eficientes também na cicatrização da mucosa bucal. Outra dica é fazer gargarejo com a infusão da romã ainda morna para melhorar infecções na garganta. Em uma panela coloque as cascas da romã e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos. Mantenha a panela tampada e aguarde até que fique morno.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter