Publicidade
O arquiteto indiano Balkrishna Doshi || Créditos: Reprodução
O arquiteto indiano Balkrishna Doshi || Créditos: Reprodução

Conhecido como o “Nobel da arquitetura”, o Prêmio Pritzker deste ano foi para o indiano Balkrishna Doshi. Aos 90 anos e em plena atividade, o ex-protégée do franco-suíço Le Corbusier foi agraciado com a honraria principalmente por causa de seus projetos pioneiros para a construção de casas de baixo custo na Índia.

Também conhecido por B.V. Doshi, o arquiteto cujo nome foi inspirado no jovem deus hindu Bal Krishna é visto como “quebrador de tabus” entre seus conterrâneos, por causa de seu estilo modernista que destoa de certos costumes tradicionais entre eles, apesar de sempre incorporar ao trabalhos que assina elementos da própria cultura.

B.V. Doshi também é o primeiro indiano a receber um Pritzker, que foi criado em 1979 e vem acompanhado de um cheque de US$ 100 mil (R$ 324,7 mil), além de ser o premiado mais velho até hoje. O projeto mais famoso dele é o conjunto habitacional Aranya, no estado indiano de Madhya Pradesh, onde cerca de 80 mil pessoas vivem atualmente.

Criado nos anos 1980 em resposta à grave crise da moradia na região, o empreendimento é famoso pelos traços elegantes retos e pelos prédios de no máximo dois andares. Vale lembrar que a lista de vencedores do Pritzer inclui dois brasileiros: Oscar Niemeyer, em 1988, e Paulo Mendes da Rocha, em 2006. (Por Anderson Antunes)

Um dos projetos assinados por B.V. Doshi na Índia || Créditos: Reprodução

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter