Publicidade
Três desenhos da exposição “J. Carlos em Revista”, no Centro Cultural Correios de São Paulo || Créditos: Divulgação

A vida e obra do caricaturista, designer e publicitário carioca J. Carlos (1884-1950), que produziu mais de 50 mil ilustrações para as principais revistas da época, ganha exposição inédita a partir do dia 17 de setembro no Centro Cultural Correios de São Paulo. Com seus desenhos, J. Carlos popularizou figuras típicas do Rio de Janeiro como os banhistas, os foliões do Carnaval e, especialmente, a melindrosa, mulher moderna e elegante, que serviu de inspiração para a moda feminina nos anos 1920 e 1930.

Ilustração na capa da extinta revista “O Cruzeiro” e capa da “Para Todos”

A designer Julieta Sobral e o caricaturista Cássio Loredano assinam a curadoria da exposição – que em 2014 pôde ser vista no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro -, resultado da digitalização da obra de J. Carlos realizada em 2008 pelo Instituto Memória Gráfica Brasileira. O trabalho abrangeu toda a produção de “O Malho” e “Para Todos”, entre 1922 e 1930, período em que as revistas estiveram sob a direção artística de J. Carlos, e o material digitalizado – em alta-resolução – foi doado à Biblioteca Nacional carioca com o objetivo de evitar a manipulação dos originais e permitir uma consulta mais completa e ágil que o uso de microfilmes.

Espere por mais de 300 peças entre desenhos, aplicações de grande formato, animações e recortes na madeira. Batizada de “J. Carlos em Revista”, a exposição é dividida em três módulos, de acordo com o ramo de atuação do profissional autodidata, e segue em cartaz até o dia 20 de novembro. Agende-se!

“J. CARLOS EM REVISTA”
Centro Cultural Correios São Paulo
Av. São João, s/nº, Vale do Anhangabaú
De 17 de setembro a 20 de novembro
Tel. (11) 2102-3690
[email protected]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter