Publicidade

A queda dos hormônios femininos no período próximo à menopausa é a causa de profundas e bem conhecidas mudanças na vida da mulher: ondas de calor, alterações de humor, ganho de peso e perda de libido são alguns dos sintomas que podem ser experimentados. Porém, existe uma condição em particular ainda pouco falada e que pode ser muito prejudicial para a saúde feminina: a atrofia vaginal.

A atrofia vaginal acontece devido à diminuição da produção de colágeno e vasos sanguíneos na região íntima, diminuindo sua elasticidade e lubrificação. Ela pode começar logo no período que antecede a menopausa e costuma piorar nos anos que se seguem.

Os sintomas decorrentes da atrofia vaginal são:

• Sensação de ressecamento vaginal

• Dor durante a relação sexual

• Sensação de ardência e coceira

• Sangramentos ao realizar a higiene íntima ou após o sexo

• Infecções urinárias recorrentes

• Corrimentos vaginais recorrentes

O tratamento para a atrofia vaginal consiste na reposição de hormônios, seja via oral/em gel, seja via vaginal. Para pacientes que não podem ou não querem usar hormônios, ou que têm pouca resposta com o seu uso, podemos utilizar o laser vaginal, um tratamento moderno que tem se mostrado altamente seguro e eficaz.

Se você se identifica com esses sintomas, não hesite! Procure ajuda do seu ginecologista e melhore sua qualidade de vida!

 

Sobre Dra. Debora Manor

Dra. Débora Lempkovitz Manor é médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Ginecologista e Obstetra com especialização em Patologias do Trato Genital Inferior pelo Hospital da Santa Casa de São Paulo, possui título de especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), e atua principalmente com foco em laser ginecológico, menopausa, distúrbios hormonais, contracepção e sexualidade. É diretora clínica da Clínica DOME, espaço voltado para a saúde e estética feminina, onde realiza seus atendimentos ginecológicos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter