Publicidade

Quer ir para a cozinha e preparar um prato especial para a ceia de Natal da sua família, glamurette? Que tal um bacalhau igualzinho ao de Claude Troisgros? Glamurama foi conversar com Thomas Troisgros, filho dele e chef nos restaurantes do pai. “Nossa receita é uma releitura do clássico bacalhau português. O segredo está no cozimento do peixe. Na hora de confitar, se o azeite estiver muito quente, ele vai ficar duro. Se ferve, seca o bacalhau. A temperatura certa é entre 60 e 70 graus. Você tem que conseguir colocar o dedo no azeite sem se queimar.”

* “Também é preciso ter cuidado com a pele… Saber grelhar, ou então ela não ficará crocante. Isso vale para qualquer proteína que você for grelhar: bota e espera, vira e espera. São só duas viradas. Não é pra ficar mexendo, virando toda hora. Cozinha é paciência. Tudo no seu tempo. Outra coisa: bacalhau é um processo, e não um peixe. O peixe ideal para bacalhau é o gadus morhua. Ele tem que quebrar em lascas. Qualquer outro peixe vai esfarelar. Isso dá pra ver na hora de comprar.”

* E tem bacalhau na ceia da sua família, Thomas? “Tem, mas quem prepara é minha mãe.  Ela faz o melhor bacalhau e o melhor pato”, confessa. E em que ele e o pai contribuem? “Eu? Com rabanada, às vezes. Costumo trabalhar no Natal, então… Mas sempre fazemos embutidos, salmão defumado, peru. É um Natal básico, para não ficar todo mundo enfiado na cozinha.”

* Abaixo, a receita completa do prato e uma galeria de fotos com o passo a passo, feito por Thomas.

“Bacalhau Confit”: 

1) Preparar o azeite temperado: azeite extra virgem, suficiente para cobrir o bacalhau, dois ramos de tomilho, dois ramos de alecrim, duas folhas de louro, dois ramos de manjericão, dois dentes de alho cortados ao meio, 1/3 de uma pimenta dedo de moça fatiada, meia cebola. Aquecer o azeite com os temperos a 80 graus. Reservar.

2) Preparar as batatas confit: cortar uma batata grande em rodelas de 0,5 cm. Colocar as fatias no azeite temperado a 80 graus. Retirar do azeite e guardar.

3) Molho de tomate: 270 gramas de tomate concassé, 70 gramas de tomate pelati, 15 gramas de alho picado, 60 gramas de cebola roxa, 90 gramas de azeitona preta picada, 2 gramas de aliche picado, 20 gramas de mini alcaparra, manjericão e azeite aromatizado. Refogar a cebola e o alho no azeite, juntar tomate concassé e tomate pelati picado, acrescentar azeitona, aliche e mini alcaparras. Temperar com sal e pimenta. Acrescentar folhas de manjericão picadas grosseiramente. Reservar.

4) Bacalhau: colocar o bacalhau (220 gramas) no azeite a 70 graus e cozinhar por 10 minutos. Tirar o bacalhau, grelhar a pele até ficar crocante e empratar.

5) Picles de tomate: colocar tomates cereja cortados ao meio com azeite em um recipiente. Ferver mel, vinagre e ervas (louro, tomilho e alecrim). Juntar aos tomates e azeite. Deixar apurando por 5 dias.

6) Montagem do prato: dispor as batatas no prato e cobri-las com o molho de tomate. Regar o molho com um pouco do azeite do cozimento do bacalhau. Colocar o bacalhau com a pele crocante para cima sobre o molho. Finalizar com o alecrim frito, picles de tomate e alho.

[galeria]610776[/galeria]

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter