Publicidade

O Mercado Ver-o-Peso, em Belém do Pará, entreposto de produtos variados da Amazônia, tornou-se uma fonte de ingredientes e inspiração para chefs do mundo inteiro, do estrelado catalão Ferran Adrià ao top brasileiro Alex Atala, passando por Anthony Bourdain, Claude Troisgros, Juan Mari Arzak e Ana Luiza Trajano. E, nesta terça-feira, a maior feira livre da América Latina comemora 385 anos.

* Ferran Adrià ficou encantado com o tucupi – sumo da mandioca – e criou um prato com o ingrediente: consomé gelado de tucupi com migalhas de maracujá. Para Alex Atala, “os sabores são únicos, e há tamanha diversidade que nem quem é de lá provou de tudo”. São frutas, peixes, ervas e especiarias do maior ecossistema do planeta.

* O mercado também inspirou a criação do festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, em Belém, o maior evento gastronômico do Norte, que neste ano reunirá uma turma de chefs estrelados, como Alex Atala, do D.O.M., Helena Rizzo, do Maní, Mara Salles, do Tordesilhas, Almir da Fonseca, do norte-americano CIA e André Saburó, do pernambucano Quina do Futuro, além dos locais Daniela Martins, do Lá em Casa, Thiago Castanho, do Remanso do Peixe, e Fabio Sicilia, do Famiglia Sicilia. Acontece de 11 a 15 de abril e homenageia o saudoso chef belenense Paulo Martins.

Ferran Adrià e Alex Atala e Claude Troisgros no Ver-o-Peso: mercado completa 385 anos

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter