O momento mais emocionante do Oscar 2009 foi a escolha de Heath Ledger, morto no ano passado, como Melhor Ator Coadjuvante. O prêmio foi recebido pela família de Heath, que levou a plateia às lágrimas – não houve quem não se comovesse – com o discurso de agradecimento.
* A noite foi regada a surpresas e outras obviedades, mas fato é que Hollywood finalmente se rendeu à Bollywood. Vencedor em oito categorias, incluindo as de Melhor Filme e Diretor, “Quem Quer Ser um Milionário”, foi o grande ganhador da festa do cinema.
* Merecidamente, Kate Winslet levou o prêmio de melhor atriz pela atuação em “O Leitor” e Penélope Cruz ganhou como a Melhor Coadjuvante pela interpretação de Maria Elena em “Vicky Cristina Barcelona”. Sean Penn foi eleito o Melhor Ator pela participação em “Milk A Voz da Igualdade”.
* Sem a presença de um Michael Moore por lá, ficou para Sean o discurso politicamente correto da vez. O ator mandou um recado aos que votaram contra o casamento gay na Califórnia – em “Milk A Voz da Igualdade”, ele interpreta um personagem homossexual. “Vocês deveriam se envergonhar”, disse. Sean falou também que se sentia orgulhoso por seu país ter elegido um homem “tão elegante” como Barack Obama.
* Hugh Jackman, o apresentador da premiação, provou que Wolverine não é só o homem mais sexy do mundo. Dançou, interpretou, pulou, discursou, mostrando que é um artista de múltiplos talentos.
* Mas o Oscar 2009 também teve seus momentos de tropeço. No caso de Sarah Jessica Parker, literalmente. Ao apresentar os indicados na categoria Melhor Direção de Arte, a atriz pisou no vestido e deu uma escorregadinha no palco. Ah, e os hollywoodianos também cometem falhas técnicas: alguém esqueceu de abrir a cortina na hora da exibição do vídeo de abertura.
* E para quem esperava um momento saia-justa entre Angelina Jolie e Brad Pitt e Jennifer Aniston, uma notícia: O casal, que estava na primeira fila, até se divertiu com as piadas da ex de Brad no palco. Puro espírito esportivo!
* Confira a lista completa dos ganhadores aqui.