Foi nessa sexta-feira que Nicolas Sarkozy e Barack Obama descobriram que disputam o Nobel da Paz. O anúncio veio do diretor do Instituto Nobel de Oslo, Geir Lundestad, que informou que, neste ano, o número de inscritos bateu recorde: 205 candidatos.
* Os indicados são eleitos por membros de um conselho cujos integrantes são mantidos sob sigilo, e o anúncio do vencedor será em outubro. Foi nesse embalo que Glamurama aproveitou para fazer um levantamento dos últimos três vencedores do tão prestigiado prêmio.
* Em 2006, Muhammad Yunus e o Banco Grameen dividiram o posto. O motivo? Os esforços para criar desenvolvimento econômico e social.
* Já no ano seguinte, foi a vez de um ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, e do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) levarem o prêmio. É que eles contribuíram para construir e divulgar informações sobre a gravidade das mudanças climáticas causadas pelo homem e por propor bases de medidas necessárias para a superação do problema.
* Em 2008 quem ganhou o Nobel da Paz foi Martti Ahtisaari, ex-presidente da Finlândia. Mediações de paz em vários pontos do mundo nos últimos 30 anos, entre elas as ocorridas na Namíbia, são o motivo do prêmio.
* Vale ressaltar que o presidente da França concorre por seus esforços nas negociações de paz entre a Rússia e a Geórgia, após os conflitos que ocorreram há sete meses. Já a indicação de Obama não tem muita justificativa. Geir Lundestad disse que algumas pessoas não têm um por que de concorrer ao prêmio. Estão na lista “porque as pessoas gostam deles”.