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A Mattel acaba de lançar a primeira Barbie com diabetes tipo 1, nessa quarta-feira, 8, integrando a linha ‘Fashionistas’ da boneca mais famosa do mundo, que cada vez mais é reconhecida por sua diversidade. O objetivo da empresa é representar crianças que vivem com a condição autoimune, reforçando que brinquedos podem espelhar realidades complexas de forma sensível e educativa.

A mais nova Barbie vem equipada com monitor contínuo de glicose (CGM, na sigla em inglês), adesivo rosa em formato de coração, e bomba de insulina presa à cintura. O lançamento também inclui um celular com aplicativo de acompanhamento de glicemia e uma bolsa com lanchinho, sendo que todos esses itens que se alinham ao cotidiano de quem convive com diabetes, dessa forma trazendo autenticidade ao brincar.

Para garantir precisão no design, a Mattel firmou uma parceria com a organização Breakthrough T1D (antiga JDRF). A colaboração incluiu jovens com diabetes e a equipe médica, fortalecendo o aspecto educativo e realista do brinquedo icônico. Segundo Aaron Kowalski, CEO da instituição e também portador de diabetes tipo 1, a iniciativa representa um passo significativo para desestigmatizar a condição e conscientizar famílias.

Nas redes sociais, o lançamento foi recebido com emoção, especialmente entre adultos que cresceram sem representatividade e reconhecem o impacto positivo desse passo. Muitos comentaram que essa Barbie “seria tudo” quando eram crianças. O lançamento também coincide com a Semana das Crianças com Diabetes, reforçando ainda mais a importância da ocasião.

A Barbie com diabetes tipo 1 fortalece a caminhada da Mattel rumo à inclusão. Desde 2019, a linha ‘Fashionistas’ incorporou bonecas com diferentes etnias, tipos físicos, deficiências motoras e sensoriais, além de aparelhos auditivos e síndrome de Down. A nova versão amplia o compromisso da fabricante de brinquedos e coloca novas exigências no mercado, a fim de proporcionar reflexos positivos de todas as vivências ao público infantil.

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