Publicidade
Em sentido horário, desenho figurativo da primeira loja da Barneys, no Centro do Nova York, a fachada do ponto da loja na Madson Ave, e cartazes antigos de sua campanha de marketing || Créditos: Divulgação/ Getty Images

Ícone da cidade de Nova York, a Barneys volta às origens e reabre, em fevereiro deste ano, no mesmo endereço em que começou. Na esquina da sétima avenida com a 17th, em Lower Manhattan, centro comercial da cidade, foi aberta em 1923 a primeira loja da gigante de departamentos.

Hoje com o nome Barneys New York e logo adaptado por Ivan Chermayeff, a loja de departamentos nasceu apenas Barney’s e, ao longo dos anos, perdeu o apóstrofe e tornou-se símbolo de luxo sem escalas. O fundador, Barney Pressman, usou o dinheiro que fez com a venda do anel de noivado de sua mulher, Bertha, para fundá-la. Em 1993, uma Barneys totalmente renovada abriu suas portas na Madison Avenue, assumindo o posto de flagship da rede – a loja de Lower Manhattan, que era a flagship até então, fechou 4 anos depois disso.

Com restauração assinada pelo arquiteto Steven Harris, que enfatizou no projeto a escada espiral criada por Andrée Putman, ícone do prédio, o espaço não será tão grande quanto o anterior, e funcionará mais como um complemento para o ponto da Madison Avenue, este quase cinco vezes maior e com projeto assinado por Peter Marino. Ao que tudo indica, o ponto reaberto trará uma nova clientela e energia à loja, a primeira na América a vender peças Giorgio Armani.

Um protótipo da icônica escada de espiral de Andrée Putman que será restaurada e mantida na Barneys Downton || Créditos: Cortesia Barneys/Steven Harris Architects

Para comemorar a abertura, uma coleção exclusiva criada por designers como, Alexander Wang e Proenza Schouler, Vêtements e Y-3 Sport. A vitrine terá cliques de Nova York e personalidades da cidade feitos no ano de 2015 por Bruce Weber. Entre os retratados: Cyndi Lauper, os atores pai-filho Jake e Bobby Cannavale, a atriz Mya Taylor, estrela do filme “Tangerine”, e Rocky Jones, a primeira mulher a chefiar o batalhão de bombeiros de Nova York.

*

Na primavera, será armado o Decorado Denim, concurso de jaquetas estilo motorcycle customizadas por artistas como Ugo Rondinone, Kim Gordon, Anicka Yi Lisa Yuskavage e Glenn Ligon, com parte das vendas revertida a duas instituições beneficentes.

*

Em tempo: A Nordstrom, outra loja de departamentos forte nos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira a abertura de sua segunda loja em Manhattan. O novo ponto, previsto para ser inaugurado em 2018, ficará na 57th Street, a meia quadra do Columbus Circle. O grupo também anunciou que está a procura de um ponto na região de Lower Manhattan. Mais hype!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter