Publicidade
50 milhões de peças de roupa serão usadas apenas uma vez // Getty Images

Você já comprou roupas que usou apenas uma vez? Pois saiba que os britânicos gastarão £ 2,7 bilhões (15,5 bilhões de reais) neste verão em mais de 50 milhões de peças que nunca mais serão usadas. Segundo pesquisa realizada pela Censuswide para a instituição de caridade Barnardo, essa é uma das atitudes que mais causa impacto ambiental e financeiro no mundo da moda. Por isso, estão pedindo que as pessoas considerem roupas de segunda mão em vez de apenas comprar peças novas.

Javed Khan, chefe-executivo da Barnardo, ensina: “A escolha de comprar roupas ‘pré-amadas’ para uma ocasião especial significa que você não precisa se preocupar em esbarrar em alguém usando a mesma roupa. Também é mais gentil com o meio ambiente e com sua carteira”.

Apesar dos problemas políticos e econômicos do Reino Unido, o setor de moda continuou crescendo e a cadeia de suprimentos globalizada desencadeou uma proliferação de roupas baratas, com um volume de negócios rápido que incentiva os consumidores a comprar sem pensar: o famoso fast fashion. Após a investigação sobre roupas descartáveis feita pela Censuswide durante um ano, o comitê de auditoria ambiental interpartidária pediu um imposto sobre cada peça vendida para financiar iniciativas de reciclagem. Isso ajuda não só no controle do fast fashion, como gera menos impacto social.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter