Publicidade
O Menorá possui oito velas, mais uma central chamada de Shamásh, com a qual todas as outras são acessas, uma a cada dia

O Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, recebe neste domingo a colônia judaica para a comemoração da Chanucá, conhecida como a “Festa das Luzes” e que significa dedicação. A celebração será realizada em parceria com a Sinagoga do Morumbi, e os convidados vão participar do acendimento da primeira vela da Chanukiyá, candelabro de 9 braços. A Chanucá começa às 17h, e será realizada no piso Térreo, com coquetel, música ao vivo e atrações para os pequenos, como mágico, escultura de balões e maquiagem artística.

*Em tempo, a Chanucá celebra a libertação do povo Macabeus – ou judeus -, que até então era dominado pelos grego-sírios. Livres do domínio e da ocupação do exército inimigo, os macabeus deram início à purificação do Templo em Jerusalém, com a celebração da reconstrução do local e a consagração de um novo altar. O chamado ner tamid, ou fogo eterno, foi aceso na menorá, o grande candelabro. Mas o óleo de oliva consagrado para queimar na menorá era suficiente para mantê-la acesa por apenas um dia, e levaria no mínimo uma semana para se preparar mais óleo. Então, por um milagre, o fogo na menorá continuou queimando por mais oito dias, tempo necessário para a preparação do novo óleo. Desde então, os judeus celebram o Chanucá todos os anos durante oito dias, que representa os oito dias do milagre do fogo no templo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter